Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Filme sobre Cesária Évora vai abrir "IndieMusic" do festival IndieLisboa

O documentário "Cesária Évora", de Ana Sofia Fonseca, abrirá em abril o programa "IndieMusic", do Festival de Cinema IndieLisboa, numa edição que contará também com filmes sobre Carlos Zíngaro, Patti Smith ou Courtney Barnett, foi hoje anunciado.

Filme sobre Cesária Évora vai abrir "IndieMusic" do festival IndieLisboa
Notícias ao Minuto

14:21 - 10/03/22 por Lusa

Cultura Filmes

O "IndieMusic" é uma das secções competitivas do IndieLisboa, com uma seleção de filmes que "fazem a ponte entre a música e o cinema", abrindo com uma longa-metragem da jornalista e realizadora Ana Sofia Fonseca sobre a cantora cabo-verdiana Cesária Évora.

O documentário, que conta a história da artista, recorrendo a imagens de arquivo, gravações inéditas e testemunhos, tem estreia esta semana no Festival South by Southwest, em Austin, nos Estados Unidos.

O IndieLisboa anunciou ainda a presença de outros 12 filmes nesta secção, nomeadamente "Sonosfera Telectu", sobre o grupo português de música experimental fundado por Vítor Rua e Jorge Lima Barreto.

O filme é assinado por Vasco Bação, Ilda Teresa Castro e pelo próprio Vítor Rua e "acompanha de forma imersiva a vida na estrada do duo vanguardista, durante os anos 1980 e 1990", refere o festival.

Destaque ainda para "A escuta", filme de Inês Oliveira sobre o violinista Carlos Zíngaro, "um dos nomes mais importantes da música experimental portuguesa", que - por ocasião da estreia do filme - atuará na Culturgest, em Lisboa, a 30 de abril.

O filme-concerto "Songs For Drella", com Lou Reed e John Cale, captado em 1991 por Ed Lachman, "Anonymous Club", de Danny Cohen, sobre a artista australiana Courtney Barnett, "Nothing Compares", de Kathryn Ferguson, sobre a cantora irlandesa Sinéad O'Connor, e "Patti Smith, electric poet", de Anne Cutaia e Sophie Peyrard, também irão passar no festival.

O IndieLisboa decorrerá de 28 de abril a 08 de maio no cinema São Jorge, na Culturgest, Cinemateca Portuguesa e no Cinema Ideal, retomando, assim, o calendário pré-pandemia.

Da programação anteriormente anunciada, sabe-se que será feita uma retrospetiva sobre o cinema da realizadora norte-americana Doris Wishman, pioneira e autora de filmes "audaciosamente eróticos e de caráter protofeminista", que morreu em 2002.

Leia Também: Espólio de Carlos de Oliveira doado à Câmara de Vila Franca de Xira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório