Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Pintura de Henrique Pousão em Roma a partir de hoje e em Paris em outubro

A pintura "Esperando o Sucesso", de Henrique Pousão, chega hoje à Villa Medici, em Roma, onde ficará exposta até maio, seguindo para a Escola Nacional de Belas-Artes, em Paris, em outubro, anunciou o Museu Nacional de Soares dos Reis.

Pintura de Henrique Pousão em Roma a partir de hoje e em Paris em outubro
Notícias ao Minuto

12:21 - 02/03/22 por Lusa

Cultura Pintura

A tela do pintor naturalista português faz parte da exposição "Gribouillage / Scarabocchio" (rabisco, em português), promovida pela Academia de França em Roma.

O quadro chega hoje à Villa Medici, em Roma, juntamente com obras de Giovani Bellini, Michelangelo, Pontormo, Pablo Picasso, Jean Dubuffet e Cy Twombly.

Em outubro, ruma à Escola Nacional de Belas-Artes, em Paris, numa parceria com o Istituto Nazionale per la Grafica em Roma e com o Centro Georges Pompidou.

Esta mostra "pretende investigar, desde o início da modernidade à época contemporânea, a prática exercida pelos artistas do desenho 'à margem', isto é, aparentemente fortuito e lateral à composição principal de uma pintura ou desenho", explicou o Museu Nacional Soares dos Reis, em nota de imprensa.

"Esperando o Sucesso", datado de 1882 e criado precisamente em Roma como prova do segundo ano de pensionato do artista naquela cidade, integra a secção "A Infância da Arte", "dedicada à atenção dos pintores sobre os desenhos infantis e à inclusão desses desenhos desajeitados em refinadas composições pictóricas".

Na mesma secção estão obras como "Menino com um desenho", de Giovanni Francesco Caroto, "A oficina do pintor", de Barent Fabritius, ou "Fallimento Fundacional", de Giacomo Balla.

Henrique Pousão nasceu a 01 de janeiro de 1859, em Vila Viçosa, em Évora, onde viria também a morrer, aos 25 anos.

Ingressou na Academia Portuense de Belas-Artes, tendo-se sagrado como pintor da primeira geração naturalista, e foi pensionista do Estado em França e Itália.

A sua obra está fortemente representada na coleção do Museu Nacional de Soares dos Reis, onde se encontram as obras "Casas Brancas de Capri", "Senhora Vestida de Preto" e "Janelas das Persianas Azuis", todas classificadas como tesouros nacionais.

Leia Também: Museu de Arte Antiga adquire pintura do pai de Josefa de Óbidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório