Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Embaixada em Madrid divulga artistas portugueses

A embaixada de Portugal em Espanha promove hoje, ao fim da tarde, na residência oficial do embaixador em Madrid, uma ação de divulgação da artista visual Ângela Ferreira organizada em cooperação com a feira de arte contemporânea ARCO.

Embaixada em Madrid divulga artistas portugueses
Notícias ao Minuto

18:33 - 25/02/22 por Lusa

Cultura Arte

A edição de 2022 da conhecida ARCOmadrid abriu na quarta-feira e encerra no domingo, tendo a embaixada portuguesa aproveitado o evento para divulgar, de uma forma paralela, a arte contemporânea portuguesa junto de colecionadores, museus, galeristas e curadores internacionais, bem como de outras instituições espanholas com interesse no setor.

A representação diplomática pretende, a partir de agora, lançar anualmente o desafio a uma galeria ou coleção portuguesa para que seja apresentado um ou mais artistas, com o objetivo de oferecer uma diversidade de visões sobre a produção artística contemporânea portuguesa, segundo fonte da embaixada.

A escolha deste ano caiu em Ângela Ferreira, uma artista plástica que a galeria Cristina Guerra trouxe a Madrid, numa colaboração com a galeria Nieves Fernandez, que representa a artista em Espanha.

Ângela Ferreira vive e trabalha em Lisboa, onde leciona na Faculdade de Belas Artes. O seu trabalho, que se desenvolve sobretudo em torno do impacto do colonialismo e pós-colonialismo na sociedade contemporânea, representou Portugal na 52.ª Bienal de Veneza em 2007.

Na edição deste ano, a ARCOmadrid tem um número de participantes ligeiramente inferior aos níveis pré-pandémicos, com um total de 185 galerias vindas de 30 países (em 2020 havia 210 galerias), das quais 17 são portuguesas.

Entre as 185 galerias do programa geral há 14 portuguesas: 3+1 Arte Contemporânea, Balcony, Bruno Múrias, Carlos Carvalho, Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Francisco Fino, Madragoa, Miguel Nabinho, MONITOR, Pedro Cera e Vera Cortês, todas de Lisboa, e ainda a Kubikgallery e a Lehmann + Silva, do Porto.

A secção "Opening by Allianz", um espaço dedicado às galerias jovens, até sete anos de idade, cuja seleção foi feita por Övül Durmusoglu, e Julia Morandeira, inclui as galerias portuguesas Duarte Sequeira, de Braga, e as Foco e UMA LULIK__, de Lisboa, que foram convidadas para estar presentes neste espaço, ao lado de outras 13 galerias.

Há também uma secção comemorativa do aniversário da feira, ARCO 40 (+1), com uma seleção de "grandes nomes do 'galerismo' internacional", que estiveram presentes na ARCOmadrid ao longo da sua história.

A ARCOmadrid realiza-se tradicionalmente em fevereiro, tendo, no entanto, sido obrigada a fazer uma edição especial no ano passado em julho e adiar o seu 40.º aniversário, que este ano está a celebrar com a denominação "40+1", devido às medidas em vigor de luta contra a pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório