Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Após protestos, Rússia não participará na Eurovisão deste ano

A União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês), que organiza o concurso, anunciou que "nenhum artista russo participará na edição deste ano do Festival da Eurovisão".

Após protestos, Rússia não participará na Eurovisão deste ano
Notícias ao Minuto

16:25 - 25/02/22 por Daniela Filipe

Cultura Ucrânia/Rússia

Depois das ameaças de boicote por parte de diversos países, a União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês), que organiza o Festival da Eurovisão, anunciou que a Rússia não participará no concurso deste ano.

"Nenhum artista russo participará na edição deste ano do Festival da Eurovisão", informa a entidade, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A EBU explica que a decisão foi tomada na recomendação do seu comité executivo, assim como nas regras do evento e dos valores da própria organizadora.

"Esta decisão reflete a preocupação de que, perante a crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão da Rússia no concurso deste ano traria descrédito à competição", complementa.

A EBU recorda ainda não ter filiações políticas, estando comprometida na defesa "dos valores do serviço público".

"Permanecemos dedicados na proteção dos valores de uma competição cultural que promove a partilha internacional, junta audiências, celebra a diversidade através da música, e une a Europa num só palco", remata.

Recorde-se que a emissora pública da Ucrânia UA:PBC já teria pedido à organização que excluísse a Rússia do 66.º concurso, que tem data marcada para maio, em Turim, na Itália, tendo em conta a invasão que o país tem levado a cabo desde quinta-feira. O pedido, contudo, não terá sido acedido, o que gerou uma onda de ameaças de boicote da competição por parte de diversos países, entre os quais a Estónia, a Finlândia, os Países Baixos e a Letónia.

[Notícia atualizada às 16h37]

Leia Também: Países ameaçam boicotar Eurovisão se Rússia for autorizada a competir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório