Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2022
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Após protestos, Rússia não participará na Eurovisão deste ano

A União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês), que organiza o concurso, anunciou que "nenhum artista russo participará na edição deste ano do Festival da Eurovisão".

Após protestos, Rússia não participará na Eurovisão deste ano

Depois das ameaças de boicote por parte de diversos países, a União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês), que organiza o Festival da Eurovisão, anunciou que a Rússia não participará no concurso deste ano.

"Nenhum artista russo participará na edição deste ano do Festival da Eurovisão", informa a entidade, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A EBU explica que a decisão foi tomada na recomendação do seu comité executivo, assim como nas regras do evento e dos valores da própria organizadora.

"Esta decisão reflete a preocupação de que, perante a crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão da Rússia no concurso deste ano traria descrédito à competição", complementa.

A EBU recorda ainda não ter filiações políticas, estando comprometida na defesa "dos valores do serviço público".

"Permanecemos dedicados na proteção dos valores de uma competição cultural que promove a partilha internacional, junta audiências, celebra a diversidade através da música, e une a Europa num só palco", remata.

Recorde-se que a emissora pública da Ucrânia UA:PBC já teria pedido à organização que excluísse a Rússia do 66.º concurso, que tem data marcada para maio, em Turim, na Itália, tendo em conta a invasão que o país tem levado a cabo desde quinta-feira. O pedido, contudo, não terá sido acedido, o que gerou uma onda de ameaças de boicote da competição por parte de diversos países, entre os quais a Estónia, a Finlândia, os Países Baixos e a Letónia.

[Notícia atualizada às 16h37]

Leia Também: Países ameaçam boicotar Eurovisão se Rússia for autorizada a competir

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório