Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Literatura luso-americana avança em busca do reconhecimento 'mainstream'

Os poetas lusodescendentes Millicent Borges Accardi e Frank X. Gaspar protagonizaram uma sessão de leitura e discussão organizada pela Universidade de Massachusetts, Lowell, onde foi debatida a jornada da literatura luso-americana em direção ao 'mainstream'. 

Literatura luso-americana avança em busca do reconhecimento 'mainstream'
Notícias ao Minuto

11:03 - 16/02/22 por Lusa

Cultura Poesia

"Questiono o quão difícil parece ser para os luso-americanos, este grupo étnico vibrante e disseminado, chegar ao 'mainstream' da literatura americana, como outros grupos étnicos chegaram", notou Frank X. Gaspar, filho de emigrantes açorianos que cresceu em Provincetown, Massachusetts. 

"Somos escritores vibrantes e temos histórias interessantes. A diáspora portuguesa é algo que pode alimentar a literatura para sempre", continuou. "Mas parece que somos marginalizados". 

Organizada pelo Centro de Estudos Portugueses da UMass Lowell, a sessão intitulada "Sea, Sentimento and Saudade" destacou a obra dos dois poetas lusodescendentes, incluindo leituras escolhidas do novo livro de Millicent Borges Accardi, "Through a Grainy Landscape". 

"É intrigante para mim que antes dos anos oitenta e noventa foi por uma espécie de acaso que escritores [luso-americanos] chegaram ao 'mainstream'", afirmou a poetisa. 

"As coisas estão melhores agora", considerou, referindo que nos últimos anos conheceu "centenas" de escritores e artistas lusodescendentes. "Se há uma chave mágica é a união", disse, falando de "construir uma comunidade" e "formar novas alianças" para cinzelar o espaço da literatura luso-americana. 

A escrita de ambos os poetas é fortemente influenciada pela experiência de emigração dos pais e avós, que deixaram Portugal para procurar uma vida melhor nos Estados Unidos. 

"Sempre fiquei impressionado com a coragem que é necessária para ir embora, ir para outra terra e começar uma vida nova, aprender uma língua nova", disse Frank X. Gaspar. "Estas pessoas fizeram-no com coragem e humildade", afirmou. "Foi encantador crescer português em Provincetown". 

Mas nem Gaspar nem Accardi falam bem português, algo que tentaram corrigir mais tarde na vida adulta. 

"Nós assimilamos. Essa é a razão pela qual falo tão mal português", disse Frank X. Gaspar. "A língua desapareceu na minha geração."

Accardi anuiu, contando que "não havia a noção de lares bilingues" e que, embora ela quisesse aprender português, não teve essa oportunidade enquanto crescia. 

"A assimilação passa por começar do zero e talvez a língua fosse considerada uma coisa negativa", disse. Falar português "era como se fosse um defeito". 

A histórica assimilação dos emigrantes portugueses pode ter dado menor visibilidade à cultura luso-americana, o que influenciou a visibilidade da sua literatura. 

"Mesmo nos meus estudos de história mundial não apanhei qualquer autor português", referenciou Frank X. Gaspar. 

O poeta lembrou uma visita a uma grande livraria com autores de todo o mundo onde não conseguiu encontrar qualquer de origem portuguesa. "Qual é o problema que temos aqui?" questionou. "O que é estamos a fazer de errado?"

Frank Sousa, diretor do Centro de Estudos Portugueses que moderou a sessão, disse que existe agora uma "massa crítica" de autores luso-americanos e que este poderá ser um momento de transição. 

O professor também lembrou que a tradição de grande literatura por escritores de origem nórdica ou irlandeses-americanos tendeu a dissipar-se, porque com as gerações os descendentes deixam de ser considerados étnicos e são apenas grandes autores americanos.

Leia Também: Poesia de Eugénio de Andrade celebrada hoje com apresentação de antologia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório