Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Maestra assume o comando de uma casa de ópera italiana

A ucraniana Oksana Lyniv faz história. Será a primeira vez que uma mulher estará à frente de uma casa de ópera em Itália.

Maestra assume o comando de uma casa de ópera italiana
Notícias ao Minuto

12:59 - 02/01/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Ópera

A maestra ucraniana Oksana Lyniv, de 43 anos, será a primeira mulher a dirigir uma casa de ópera italiana e começará a exercer o cargo já este mês.

No dia 22 de janeiro terá início o contrato de três anos de Lyniv como diretora musical. A ucraniana partilhou a atualização do estado profissional na sua página de Facebook onde revelou que se sente “feliz”.

Ao The Guardian confessou que, quando recebeu a proposta através de uma carta do Teatro Comunale, “não sabia que seria a primeira diretora de uma ópera italiana" e que estava "muito honrada e feliz por fazer parte deste ponto de viragem histórico".

Lyniv conduziu a sua primeira orquestra aos 16 anos antes de estudar na escola de música Lysenko em Lviv, onde a maioria dos maestros e professores era do sexo masculino e admitiu não haver "nenhum exemplo vivo de mulher com quem pudesse aprender ou pedir conselhos”.

Comentou que agora “é menos difícil, nas orquestras de hoje já se vê mais mulheres. As condições são muito melhores agora que a sociedade pensa mais na igualdade de direitos”. Lyniv afirmou ainda que Itália é “um lugar muito importante para as artes e ópera” e que “é importante que essa mudança aconteça agora”.

Já em julho de 2021, a ucraniana assinalou um marco relevante: foi a primeira mulher a dirigir uma ópera no Festival de Bayreuth, na Alemanha, tendo sido aplaudida por Angela Merkel.

Leia Também: Álbum de estreia a solo de New Max dos Expensive Soul é hoje reeditado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório