Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Caretos de Podence comemoraram dois anos de Património da Humanidade

Os Caretos de Podence, em Trás-os-Montes, vão chocalhar pela aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros no domingo para comemorar o segundo aniversário do reconhecimento como Património da Humanidade, divulgou hoje a associação que os representa.

Caretos de Podence comemoraram dois anos de Património da Humanidade
Notícias ao Minuto

11:55 - 07/12/21 por Lusa

Cultura Caretos de Podence

A pandemia de covid-19 tem restringido as festividades dos coloridos mascarados protagonistas do Entrudo Chocalheiro que, no Carnaval deste ano, não puderam chocalhar pelas ruas, assinalando a tradição às janelas da aldeia.

Apesar das restrições sanitárias se manterem, os Caretos prometem chocalhar adaptados à atual realidade com um programa que assinala o Reconhecimento pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) do Carnaval de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A distinção chegou a 12 de dezembro de 2019 e, dois anos depois, a Associação Grupo de Caretos de Podence e a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros elaboraram um programa para assinalar a data, como informa a associação, em comunicado.

A manhã de domingo começa com uma visita à feira tradicional de Podence e a experiência "Pinta a Tua Máscara".

A tarde será preenchida nesta aldeia do distrito de Bragança com animação de rua a cargo de gaiteiros e com os Caretos a chocalhar o património, assim como o descerramento de uma placa comemorativa do segundo aniversário do Património da Humanidade.

O programa inclui ainda uma visita aos murais que têm sido pintados nesta localidade e que têm tornado "Podence na aldeia mais colorida de Portugal", com o garrido dos caretos e outros motivos nas fachadas das casas.

O vermelho, verde, amarelo e preto dos fatos e das máscaras e as endiabradas criaturas são uma presença constante num passeio pela aldeia de Macedo de Cavaleiros, mas também caras conhecidas localmente e a nível nacional, como o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os Caretos de Podence marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhudos fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias.

Este é apontado como "o mais genuíno Carnaval português", sem samba, ao ritmo da tradição.

Em toda a região de Trás-os-Montes há Caretos, todavia os de Podence distinguem-se dos restantes pelo chocalho, daí o nome da festa ser "Entrudo Chocalheiro".

Os mais emblemáticos mascarados das tradições transmontanas têm representado Portugal em eventos internacionais com presença em 10 países.

Leia Também: Bienal de Bragança faz 20 anos com "pequena economia" em torno da máscara

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório