Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Doze ateliês portugueses mostram projetos na Bienal de Arquitetura

Doze ateliês de arquitetos portugueses vão participar na 14.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, num projeto intitulado "Homeland - News from Portugal", anunciou o sítio online do certame internacional.

Doze ateliês portugueses mostram projetos na Bienal de Arquitetura
Notícias ao Minuto

16:12 - 14/03/14 por Lusa

Cultura Veneza

De acordo com os dados divulgados pela Bienal de Veneza sobre os projetos dos 65 países que participam na exposição deste ano dedicada à arquitetura, Portugal apresenta este projeto com 12 ateliês.

Adoc Architects, André Tavares, Artéria, Ateliermob, Like Architects, Mariana Pestana, Miguel Eufrásia, Miguel Marcelino, Paulo Moreira, Pedro Clarke, Sami Arquitectos e Susana Ventura são os participantes portugueses que estarão presentes no Arsenale, uma das zonas da exposição da Bienal.

No final de 2013, a Direção-Geral das Artes (DGArtes), responsável pela representação de Portugal nas bienais de arte e arquitetura de Veneza, apresentou o arquiteto Pedro Campos Costa como comissário da edição deste ano, em parceria com a Trienal de Arquitetura de Lisboa.

Na altura, foi dito aos jornalistas que o projeto que representa Portugal se intitula "Homeland | Less Housing more Home" e será centrado no tema da habitação "como elemento essencial e primário da construção urbana e territorial, reflexo social e cultural de quem a habita".

Pedro Campos Costa indicou, na altura, que o projeto de Portugal terá duas dimensões: uma de inventariação de habitação do país, através de um inquérito, e outra de reflexão crítica realizada por seis arquitetos que irá convidar.

Na mesma altura, o diretor-geral das Artes, Samuel Rego, disse que o valor do orçamento desta representação é de 100 mil euros, "um terço da representação de 2012 [300 mil euros]", comentando que é "uma situação inédita no século XXI", mas disse ter a expectativa do projeto receber apoios mecenáticos e patrocínios.

A 14.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza vai ter como curador geral o arquiteto holandês Rem Koolhaas, o autor do projeto da Casa da Música, no Porto, que definiu como tema base da edição deste ano o conceito "Fundamentals".

A mostra de arquitetura vai decorrer entre 07 de junho a 23 de novembro de 2014, nos espaços Giardini e Arsenale, em Veneza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório