Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Bienal do Livro do Rio de Janeiro tem expetativa de reunir 300 mil

A Bienal Internacional do Livro do Rio, organizada na cidade brasileira do Rio de Janeiro, arranca hoje com a expectativa de receber 300 mil pessoas ao longo de dez dias de programação.

Bienal do Livro do Rio de Janeiro tem expetativa de reunir 300 mil
Notícias ao Minuto

12:54 - 05/12/21 por Lusa

Cultura Literatura

A bienal será o primeiro grande evento de cultural desde que esta cidade brasileira começou a retirar as restrições impostas para conter a pandemia de covid-19.

Entre os escritores convidados para a edição deste ano destacam-se a argentina Mariana Enriquez, especialista em literatura fantástica, a australiana Monica Gagliano e os norte-americanos Matt Ruff, Beverly Jenkins, Julia Quinn e Josh Mallerman.

Uma das apresentações em que se espera maior público é a do japonês Junjo Ito, um dos maiores autores do 'manga' de terror.

Entre os esperados autores brasileiros estão Raphael Montes, aclamado autor de ficção policial;, Nei Lopes, Thalita Rebouças, Luiz Antônio Simas, Tati Bernardi, Conceição Evaristo e Itamar Vieira.

O escritor português Valter Hugo Mãe havia sido confirmado pelos organizadores entre os participantes de uma mesa de debate com o filósofo e líder indígena brasileiro Ailton Krenak, mas em meados de novembro comunicou que o anúncio de sua participação no evento foi precipitado e informou que não iria participar.

Na cerimónia de abertura da Bienal do Rio, realizada nesta sexta-feira, foi feita uma homenagem à juíza Carmen Lúcia, uma das magistradas do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil a quem o Sindicato das Editoras de Livros decidiu entregar o Prémio José Oympio, como autora de importante frase em defesa da liberdade de expressão.

"Com uma decisão histórica em que declarou que 'a censura acabou', a magistrada garantiu aos autores brasileiros total liberdade para publicar biografias não autorizadas e permitiu que os leitores entendessem melhor a história", disse o presidente do Sindicato Nacional dos Editores do Livro (SNEL), Marcos da Veiga Pereira.

Apesar de os organizadores terem imposto diversas medidas de segurança sanitária, como o uso obrigatório de máscaras e a apresentação do certificado de vacinação, o público esperado este ano representa a metade do recebido na última edição, em 2019.

Também por questões de segurança, a edição deste ano, a vigésima da história da Bienal, foi adiada por dois meses, passando de outubro para dezembro, num momento em que a pandemia mostra forte desaceleração no Brasil, segundo país com mais mortes no mundo por covid-19 (615 mil), e o terceiro com mais casos (22,1 milhões).

Apesar dessa melhoria, os organizadores não apenas reduziram o público permitido no Centro de Convenções Riocentro, mas também ampliaram para 100 mil metros quadrados os 160 expositores inscritos, incluindo 85 editoras, o que facilita o distanciamento social.

"A Bienal é o grande festival do livro e o maior evento cultural do Brasil, e é muito importante que seja o primeiro evento do género em tempos de transição para a normalidade", disse o presidente do SNEL.

O evento prevê lançamentos, conferências, painéis e debates, alguns dos quais de forma virtual para evitar aglomerações.

Haverá também diversos encontros que promoverão a diversidade em resposta a polémica declaração concedida na edição de 2019 pelo então prefeito do Rio de Janeiro, o pastor evangélico Marcelo Crivella, ao censurar uma revista que na capa destacava o beijo entre dois homens.

A programação em 2021 será composta por debates sobre juventude e fé, poesia, desenvolvimento sustentável, política e democracia, feminismo, jornalismo investigativo, geek e cultura pop, tendências do mercado literário e música e 'streaming', entre outros.

A vigésima edição da Bienal do Livro do Rio ocorre em dois pavilhões e nas áreas externas do Riocentro, na Barra da Tijuca, até 12 de dezembro.

Leia Também: Abriu em Lisboa um hotel que junta livros, gastronomia, vinho e fado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório