Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

De moratória a bazuca: Já pode votar na 'Palavra do Ano'

A lista das dez palavras finalistas à 'Palavra do Ano 2021', constituída por propostas de cidadãos e pesquisas efetuadas no Dicionário da Língua Portuguesa, foi divulgada na quarta-feira pela Porto Editora (PE).

De moratória a bazuca: Já pode votar na 'Palavra do Ano'
Notícias ao Minuto

07:39 - 02/12/21 por Lusa

Cultura Porto Editora

A 'Palavra do Ano' é uma iniciativa deste grupo editorial, realizada desde 2009, quando a eleita foi "esmiuçar".

Para a constituição da lista das palavras a concurso contou também o "trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora", segundo o comunicado ontem divulgado.

A votação decorre até às 24h00 do dia 31 de dezembro, em www.palavradoano.pt, e a vencedora será conhecida "nos primeiros dias de janeiro" próximo.

Da lista constam "apagão", justificada a escolha pelo "período [este ano] em que milhões de utilizadores ficaram sem acesso às principais redes sociais, com impacto social e económico a nível mundial".

Outro termo candidato é "bazuca", utilizado pelo primeiro-ministro António Costa para designar o pacote de ajuda europeu destinado "a fomentar a recuperação da economia, na sequência da pandemia".

"Criptomoeda" é a terceira palavra candidata. "As moedas virtuais encriptadas multiplicam-se e crescem em popularidade e valor, o que tem levado vários países a estudar [os seus] mecanismos de regulamentação", justifica a PE.

Outro termo que faz parte da lista é "mobilidade", justificada pelo "agravamento do trânsito automóvel, especialmente nos centros urbanos, e a preocupação com a sustentabilidade e acessibilidade dos transportes originaram múltiplos debates sobre a mobilidade".

Na lista para votação 'online', segue-se, na ordem alfabética, "moratória", um sistema criado pelo Governo em março do ano passado. "As moratórias de crédito ajudaram muitas famílias e empresas afetadas pelo impacto da pandemia da COVID-19", refere a PE.

"Orçamento" é outra palavra candidata justificada pela "rejeição da proposta de Orçamento do Estado para 2022 no parlamento, [que] levou o Presidente da República a dissolver a assembleia, convocando eleições antecipadas".

"Podcast" faz parte do elenco de finalistas, um termo que "ganhou popularidade entre os portugueses", com a multiplicação "dos novos conteúdos difundidos neste formato".

"Resilência" é outro termo a votação, e refere-se ao "impacto da pandemia na saúde, economia e bem-estar, a par das sucessivas medidas tomadas no seu combate, colocaram à prova a resiliência dos portugueses".

Resultante da situação pandémica, surge outro termo a concurso, "teletrabalho". "Tradicionalmente associado a empresas do setor tecnológico, o teletrabalho foi determinante para assegurar a continuidade de diversas atividades económicas no contexto pandémico".

A fechar a lista surge "vacina". "Desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas tornaram-se a maior arma contra a covid-19 e Portugal é um dos líderes mundiais na sua inoculação", refere a PE.

No ano passado, a palavra escolhida foi "Saudade", que superou as palavras "covid-19" e "pandemia", colocadas em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

"Saudade" recolheu pouco mais de 25% dos votos "dos cerca de 40 mil internautas" que participaram na escolha 'online', segundo a PE.

Leia Também: E a Palavra do Ano de 2021 escolhida pelo Dicionário de Cambridge é...

Recomendados para si

;
Campo obrigatório