Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Museu Municipal de Portalegre lança catálogo nos seus 120 anos

O primeiro catálogo do Museu Municipal de Portalegre, sobre o seu acervo e que cumpre "um sonho antigo", vai ser apresentado este sábado, para assinalar os 120 anos da instituição, foi hoje divulgado.

Museu Municipal de Portalegre lança catálogo nos seus 120 anos
Notícias ao Minuto

17:01 - 26/11/21 por Lusa

Cultura Portalegre

A responsável do Museu Municipal de Portalegre, Sónia Alves, explicou à agência Lusa que este catálogo é "um sonho antigo", mas que "não mostra" toda a coleção do museu, porque, para atingir esse objetivo, seria necessário, "provavelmente", um catálogo com "mais de mil páginas".

No entanto, segundo a responsável do espaço museológico, o catálogo, que será apresentado às 17:00 de sábado, contém algumas das peças "mais significativas" que compõem o museu, dotado de duas "grandes coleções".

O espaço possui "uma grande coleção" de arte sacra, que é maioritariamente proveniente dos antigos conventos da cidade, de algumas igrejas e de capelas, indicou.

Além desta coleção, o museu possui "uma outra grande coleção" de artes decorativas, que engloba mobiliário, pintura e faiança portuguesa, acrescentou.

"Nós temos também outras coleções mais pequenas", nomeadamente de porcelanas orientais e de caixas em prata, disse Sónia Alves.

De acordo com o município, durante a apresentação, vai ser abordada a história do museu, dos doadores, do património que encerra e do seu legado naquela cidade, com referência também às "inúmeras curiosidades" que marcam a sua existência.

O Museu Municipal de Portalegre, instalado numa casa nobre do século XVI, foi encerrado em 2006 para obras de requalificação.

O espaço surgiu de 'cara lavada' em 2012, após a conclusão das obras, que custaram 1,4 milhões de euros.

Com uma área superior a quatro mil metros quadrados, o espaço está ainda dotado com uma sala de reserva, uma loja, cafetaria e uma sala de exposições temporárias.

Leia Também: Surto em lar no concelho de Nisa com 37 infetados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório