Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Projeto para os mais novos 'Contraconto' salta da rádio para os palcos

O projeto 'Contraconto', de música e literatura para os mais novos, que nasceu este ano como um programa de rádio, terá uma nova vida a partir de dezembro, num espetáculo de palco e num livro.

Projeto para os mais novos 'Contraconto' salta da rádio para os palcos
Notícias ao Minuto

14:52 - 24/11/21 por Lusa

Cultura Contraconto

'Contraconto' é uma ideia do guitarrista Bruno Santos e consiste num programa semanal de rádio, emitido desde janeiro na Antena 2, feito de leituras de pequenos contos e poemas de autores portugueses, com um ambiente sonoro criado por aquele músico.

"Estou essencialmente ligado ao jazz há muitos anos e esse tem sido o terreno que piso com mais frequência, e que me é mais confortável, mas andava há muito tempo a pensar que gostava de musicar alguns textos, algumas palavras e o universo infantil e juvenil fascina-me, porque me pareceu que musicalmente abrangia vários estados de alma", explicou Bruno Santos à agência Lusa.

Para o projeto, o guitarrista chamou ainda a ilustradora Catarina Sobral para a produção e escolha dos textos e a atriz Eva Barros para a narração das histórias e dos poemas inéditos.

Cada programa tem menos de cinco minutos e nele Eva Barros interpreta, semanalmente, um texto convocado a vários autores portugueses, como Ana Pessoa, David Machado, José Tolentino Mendonça, Ivette Centeno, Rita Taborda Duarte e Isabel Minhós Martins.

A partir da leitura de Eva Barros, Bruno Santos tratou da sonoplastia e do ambiente musical que cada texto pedia.

"Fui interpretando à minha maneira, à maneira como ouvia as palavras e lia o texto e tocando coisas que estão no meu 'background', as coisas que ouvia quando era criança e adolescente, pop, rock. Claro que o jazz está presente, porque muito disto é criado mais ou menos em tempo real", disse.

Cumprindo praticamente um ano na rádio, 'Contraconto' segue agora para os palcos, com estreia a 05 de dezembro no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, em Algés (Oeiras), e com a edição de um livro que reúne os textos inéditos, com ilustração de Catarina Sobral.

Em palco, 'Contraconto' narrará um ano na vida de uma menina, a Joana, através de doze entradas do seu diário, recordando, por exemplo, o dia em que torceu o tornozelo a jogar à macaca, as férias do verão ou o primeiro dia de escola.

Na transposição para espetáculo, Eva Barros e Bruno Santos interpretarão as histórias, contando com algumas ilustrações de Catarina Sobral projetadas em cena.

Bruno Santos explicou que o espetáculo repesca 14 dos mais de 40 contos e poemas estreados na rádio, tendo como fio condutor a personagem Joana. O livro, em edição de autor, também reunirá os textos num formato diarístico.

O projeto 'Contraconto' teve 10.000 euros de financiamento do Garantir Cultura, um programa de apoio lançado este ano para ajudar a retoma da atividade cultural em contexto pandémico.

O espetáculo será apresentado ainda no dia 12 de dezembro naquele teatro municipal e estão previstas novas apresentações, noutros palcos do país, em 2022.

Leia Também: Morreu a cantora Nini Remartinez nome pioneiro da rádio em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório