Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Livro reúne projetos construídos pelo arquiteto Gonçalo Byrne em Portugal

Os projetos construídos em Portugal pelo arquiteto Gonçalo Byrne foram reunidos num livro que constituiu um guia, pela editora portuguesa A+A Books, a ser lançado na quinta-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Livro reúne projetos construídos pelo arquiteto Gonçalo Byrne em Portugal
Notícias ao Minuto

15:47 - 22/11/21 por Lusa

Cultura Literatura

Gonçalo Byrne, atual presidente da Ordem dos Arquitetos, é autor, entre outros, dos projetos da Reitoria da Universidade de Aveiro, e do Instituto de Ciências Aplicadas e Tecnologia, em Lisboa.

'Guia de Arquitetura Gonçalo Byrne - Projetos Construídos Portugal' é o título do guia sobre o trabalho deste arquiteto, inserido na coleção de dedicada aos projetos construídos no país, que já contemplou os arquitetos irmãos Aires Mateus, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Carrilho da Graça.

A obra, em edição bilingue - português e inglês -, com textos da arquiteta Marta Sequeira, que situam as obras selecionadas, e um texto de análise do arquiteto Michel Toussaint, enquadra o percurso de Gonçalo Byrne até ao presente, e será lançada com a apresentação da instalação vídeo 'GB', de Nuno Cera.

Nuno Cera realizou um périplo nacional durante o qual registou a obra deste arquiteto a partir do seu olhar artístico de fotógrafo e artista plástico.

Gonçalo Byrne, 80 anos, também assinou os projetos de remodelação de vários espaços do Teatro Nacional D. Maria II, na capital, do Museu do Mosteiro de Alcobaça, do Museu Industrial da Baleia, nos Açores, do Teatro Municipal de Faro, e, fora de Portugal, da Cité de La Musique em Genebra, na Suíça, entre outros.

Nascido em 1941, em Alcobaça, distrito de Leiria, Gonçalo Byrne concluiu a formação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e é doutor 'honoris causa' pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, e pela Universidade de Alghero, em Itália, segundo a informação disponível na página Gonçalo Byrne Arquitetos na internet.

Foi diretor do Jornal Arquitetos entre 1985 e 1987 e fundou, em 1991, o estúdio Gonçalo Byrne Arquitetos.

Ao longos dos anos, também lecionou em várias universidades internacionais, como por exemplo Harvard, nos Estados Unidos, Milão e Veneza, ambas em Itália, e Pamplona, em Espanha.

O 'Guia de Arquitetura Gonçalo Byrne - Projetos Construídos Portugal', projeto que conta com o patrocínio exclusivo da Fundação Millennium bcp, vai ser apresentado na quinta-feira pela arquiteta Susana Ventura, às 18:30.

Leia Também: Festival homenageia escritores portugueses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório