Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Camões e Fundação Saramago assinam protocolo para comemorar centenário

Uma exposição bibliográfica composta por 15 cartazes e um encontro entre as sete cátedras José Saramago constam de um protocolo assinado entre o Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação José Saramago.

Camões e Fundação Saramago assinam protocolo para comemorar centenário
Notícias ao Minuto

14:57 - 19/11/21 por Lusa

Cultura Fundação José Saramago

Segundo a página daquele instituto público na Internet, o protocolo visa apoiar as comemorações do centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura 1998, que se assinala a 16 de novembro de 2022, e que tiveram início esta terça-feira.

O centenário do nascimento de José Saramago será assim o eixo temático na ação cultural externa do Camões, através dos planos de atividade da sua rede no estrangeiro, tendo por objetivo celebrar o escritor e a relevância da sua obra, bem como no diálogo com a de outros escritores de gerações mais recentes, adiantou a página do Camões.

Para tal, o Camões e a Fundação José Saramago assinaram uma parceria que vai abranger uma exposição bibliográfica intitulada "José Saramago: voltar aos passos que foram dados".

A mostra é promovida pela Fundação e será composta por 15 cartazes.

"Legados Saramaguianos", sessões sobre o escritor em modo apresentação-debate, envolvendo escritores da geração do Prémio José Saramago, contemplando a leitura de textos, a apresentação de obras daqueles autores e debate acerca da ficção em língua portuguesa é outra das iniciativas abrangidas pelo protocolo.

"Encontro de Cátedras José Saramago", um seminário a realizar em Lisboa com vista a reforçar a colaboração entre as sete cátedras em universidades estrangeiras que têm José Saramago como patrono, bem como a sua ligação a instituições culturais e académicas portuguesas, é outra das iniciativas a realizar ao abrigo do protocolo.

O Camões compromete-se ainda a promover a presença da obra de José Saramago e de conteúdos relativos ao centenário em feiras internacionais.

A promoção e divulgação de atividades e conteúdos enquadrados na celebração do centenário de José Saramago através das plataformas digitais e da rede externa do Camões é outro dos compromissos do instituto público.

Leia Também: Marcelo condecora postumamente Saramago com a Ordem de Camões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório