Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pinhel recebe evento Beira Interior - Vinhos e Sabores no fim de semana

A cidade de Pinhel, no distrito da Guarda, vai receber, entre sexta-feira e domingo, a 6.ª edição do evento Beira Interior - Vinhos e Sabores, que pretende divulgar os vinhos e a gastronomia da região.

Pinhel recebe evento Beira Interior - Vinhos e Sabores no fim de semana
Notícias ao Minuto

11:30 - 18/11/21 por Lusa

Cultura Guarda

Pinhel, Guarda, 18 nov 2021 (Lusa) - A cidade de Pinhel, no distrito da Guarda, vai receber, entre sexta-feira e domingo, a 6.ª edição do evento Beira Interior - Vinhos e Sabores, que pretende divulgar os vinhos e a gastronomia da região.

"A realização da 6.ª edição do certame Beira Interior - Vinhos e Sabores marca o regresso dos grandes eventos a Pinhel, depois de uma pausa forçada de quase um ano e meio, em consequência da situação de pandemia", de acordo com uma nota de imprensa das entidades promotoras.

O certame vai ter lugar no Centro Logístico de Pinhel e é organizado pelo município e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), que tem sede na cidade da Guarda.

Segundo a organização, a par do Salão de Vinhos e Sabores, o programa do evento inclui provas comentadas de vinhos, degustações de produtos locais, 'showcookings', um seminário sobre "Enogastronomia" e outro sobre "Fatores Potenciadores e Bloqueadores do Movimento Confrádico" e animação musical, entre outras atividades.

O certame contará com a participação de cerca de 30 produtores de vinhos e, no setor dos sabores (enchidos, queijo, mel, frutos secos, doces e compotas, doçaria tradicional, entre outros), com uma representação dos 20 municípios da área de abrangência da CVRBI.

O Beira Interior - Vinhos e Sabores também inclui a realização da iniciativa "País das Maravilhas", promovida em parceria com o projeto "7 Maravilhas de Portugal", que levará a Pinhel "as 7 Maravilhas da Nova Gastronomia eleitas em 2021, no concurso que foi do conhecimento do grande público através da sua divulgação, ao longo de vários meses, na RTP 1, estação pública de televisão que transmitiu a Gala Final das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia", refere a fonte.

A nota acrescenta que a iniciativa "País das Maravilhas" pretende "dar a possibilidade ao público de conhecer e degustar as propostas gastronómicas vencedoras do concurso, bem como os vinhos que acompanharam estas iguarias, com destaque para os vinhos da Beira Interior, nas categorias de petiscos, carnes, peixes e mariscos, vegetariana, vegana, cozinha molecular e doçaria".

Estão, ainda, integrados no programa do Beira Interior - Vinhos e Sabores um Concurso de Vinhos 'Escolha da Imprensa', a entrega de prémios do XVII Concurso Internacional de Vinhos VinDuero -- Vindouro e atividades paralelas como o 5.º Raid TT Vinhos da Beira Interior (promovido pelo Clube Escape Livre) e a Maratona BTT 2021 -- Pinhel Cidade do Vinho 2020-2022 (iniciativa do município de Pinhel).

A inauguração do evento está marcada para as 18:00 de sexta-feira e o encerramento para as 20:00 de domingo.

Leia Também: Caves de Vinho do Porto Calém com oferta especial para a comunidade surda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório