Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Filmes da Bélgica e Alemanha vencem 45.º edição do Cinanima

Filmes da Bélgica e da Alemanha venceram os principais prémios da 45.º edição do Cinanima -- Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, anunciou hoje a organização.

Filmes da Bélgica e Alemanha vencem 45.º edição do Cinanima
Notícias ao Minuto

08:25 - 14/11/21 por Lusa

Cultura Animação

A curta-metragem 'Easter Eggs', do belga Nicolas Keppens - um filme que acompanha "dois amigos em busca de aves exóticas perdidas, com uma gaiola aberta a servir de catalisador para (...)ilustrar as dificuldades interpessoais da adolescência", segundo a sinopse - conquistou o Grande Prémio desta edição, pode ler-se na nota da organização.

O Prémio Especial do Júri foi entregue a 'Obervogelgesang', dos alemães Ferdinand Ehrhardt e Elias Weinberger, "sobre o racismo na Alemanha dos dias de hoje, através do conflito emocional de uma jovem que se vê confrontada com a pesada herança cultural do nazismo".

Na competição internacional foram ainda atribuídos os prémios de melhor curta-metragem, até cinco minutos, a 'Selection Process', de Carla Pereira (Espanha), e, para a duração entre cinco a 24 minutos, a 'Swipe', de Arafat Mazhar (Paquistão).

O prémio para melhor documentário de animação foi para 'Maalbeek', de Ismael Joffroy Chandoutis, realizador francês que estudou na Bélgica.

'Archipelago', de Felix Dufour-Laperrière (Canadá), recebeu o grande prémio para longas-metragens.

O prémio do público foi para 'Bob Cuspe -- nós não gostamos de gente', do brasileiro César Cabral.

Já na competição portuguesa, o Prémio António Gaio foi para 'Seja como for', de Catarina Romano, uma 'curta' de ficção de animação sobre solidão, a partir da história de "uma mulher desempregada, que está fechada em casa há muito tempo, aparentemente enclausurada do lado de fora das possibilidades do seu tempo histórico", de acordo com a sinopse.

O festival atribuiu ainda o prémio de Jovem Cineasta Português, na categoria até 18 anos, ao filme 'Desconstrução do Natal', do coletivo de Jovens da Escola do Cerco, e, na categoria para maiores de 18, a 'Santuário', de Hugo Santos, Pedro Bilé, Diogo Costa e Tyffany Reis.

O certame, a que concorreram "2.994 filmes de 111 países", contou com 13 sessões competitivas e painéis especiais para famílias, retrospetivas temáticas, programas pedagógicos, 'workshops', 'masterclasses' e exposições.

A direção artística do festival coube este ano ao realizador e docente Pedro Serrazina.

Leia Também: Filme 'Ordem Moral' distinguido com três Prémios Autores 2021 da SPA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório