Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Uruguaia Cristina Peri Rossi vence Prémio Cervantes 2021

Escritora vive em Barcelona desde 1972.

Uruguaia  Cristina Peri Rossi vence Prémio Cervantes 2021
Notícias ao Minuto

17:59 - 10/11/21 por Notícias ao Minuto

Cultura Literatura

A uruguaia Cristina Peri Rossi venceu o Prémio Cervantes 2021, o mais alto reconhecimento das letras em Espanha.

Exilada em Barcelona desde 1972, Cristina parece nunca ter duvidado de que tinha qualidade para vencer o prémio. Isto porque, há quatro anos, o El Pais questionou-lhe quem achava que deveria vencer o prémio e a escritora respondeu que deveria ser ela própria.

Segundo o ministro da Cultura, Miquel Iceta, a escolha do júri quis destacar o trabalho de Peri Rossi no que diz respeito "à condição das mulheres e da sexualidade". Salientou também que este prémio reconhece que "a ponte entre a América Latina e Espanha, deve permanecer uma lembrança perpétua do exílio e das tragédias políticas do século XX".

Peri Rossi, autora de romances como 'La nave de los locos' e 'Solitario de amor', é a vencedora 47.ª edição do prémio e que lhe é atribuído por um júri presidido por José Manuel Sánchez-Ron.

"A literatura de Cristina Peri Rossi é um exercício constante de exploração e crítica, sem se afastar do valor da palavra como expressão de um compromisso com questões-chave da conversa contemporânea, tais como a condição das mulheres e a sexualidade", disse o júri.

Cristina Peri Rossi nasceu em Montevideo, em 1941, e fugiu do seu pais em 1972, altura desde a qual reside em Barcelona, em Espanha. Para além da distinção, Cristina ganha um prémio de 125 mil euros.

Leia Também: Escritor senegalês Mohamed Mbougar Sarr vence Prémio Goncourt

Recomendados para si

;
Campo obrigatório