Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Sintra cria Museu da Água e Resíduos

O museu pretende ser um polo de referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental, bem como de divulgação científica e tecnológica no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

Sintra cria Museu da Água e Resíduos
Notícias ao Minuto

15:40 - 10/11/21 por Notícias ao Minuto

Cultura Ambiente

Em 2022, Sintra dá as boas vindas ao Museu da Água e Resíduos (MAR), na Ribeira de Sintra. A apresentação aconteceu hoje, dia 10 de novembro, contando com a presença da cientista Elvira Fortunato, para assinalar o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.

Com gestão dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), o museu pretende ser um polo de referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental, bem como de divulgação científica e tecnológica no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

A autarquia revela que, além da integração na Rede Portuguesa de Museus, o MAR será dotado de um serviço educativo, de modo a “fomentar a interligação com os estabelecimentos de ensino”, atuando como “um excelente meio de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos SMAS de Sintra”.

“A aposta dos SMAS de Sintra, ao assumirem a gestão do espaço, passa por desenvolver uma atuação cada vez mais pedagógica, didática e interveniente, no âmbito da educação e sensibilização ambiental e da divulgação científica e tecnológica em relação ao ciclo urbano da água e dos resíduos, destinada ao público em geral e, particularmente, à comunidade educativa”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que preside também ao Conselho de Administração dos SMAS de Sintra.

Notícias ao Minuto O novo museu alertará para a educação ambiental e dos resíduos.© SMAS Sintra  

“Este projeto será uma mais-valia para o Município de Sintra, tornando as instalações da Ribeira de Sintra num local atrativo e inovador a nível local, nacional e internacional, através da implementação de uma programação diversificada”, acrescenta o diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.

Ainda antes da criação do MAR, o espaço SMAS na Ribeira de Sintra promovem, durante os fins de semana de novembro, a atividade “Flutuação”, em que serão explorados conceitos associados à densidade e à flutuação dos corpos em água doce e água salgada, através da realização de experiências científicas.

A 27 de novembro será lançada a primeira iniciativa do espaço, as exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico”, numa parceria com o CIIMAR-Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, até 27 de março de 2022. As exposições têm como objetivo alertar para o problema do lixo marinho e para a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis pela comunidade.

Leia Também: LEFFEST arranca hoje com antestreia do novo filme de Wes Anderson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório