Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Spoken Word leva a Faro sessões de palavra dita, poesia e performance

A cidade de Faro recebe a partir de sexta-feira o festival Spoken Word - Calceteiros de Letras, que durante três dias vai mostrar espetáculos de palavra dita, poesia e performances que se cruzam com dança, música e vídeo.

Spoken Word leva a Faro sessões de palavra dita, poesia e performance
Notícias ao Minuto

13:32 - 09/11/21 por Lusa

Cultura Faro

Em comunicado, a organização adianta que a iniciativa, promovida pelo Gimnásio Clube de Faro, levará ao Algarve "o que de melhor se faz a nível nacional na área do 'spoken word' [palavra dita] numa abordagem contemporânea, que funde a arte da palavra com dança, música, teatro e vídeo".

Citado na nota, o presidente do Gimnásio Clube de Faro, Pedro Bartilotti, refere que o festival "honra todos aqueles que ao longo dos últimos cinco anos têm contribuído para que a palavra dita assuma um papel cada vez mais importante no panorama das artes no Algarve", tentando contribuir para o surgimento de novos poetas.

O festival arranca na sexta-feira, às 21:30 horas, com os micro espetáculos 'Nos olhos da noite', de Tiago Marcos, e "O esculpir da sombra", de Sara Martins, ambos acompanhados de música e vídeo.

Segue-se a antestreia nacional de '2700. Dias de Ferro', espetáculo de 'spoken word' no qual Nuno Piteira e Luís Perdigão promovem "uma viagem de comboio pela Linha de Sintra, repleta de rimas, batidas, paisagens sonoras e gente que vai e vem".

No sábado, às 21:30, estreia-se o espetáculo 'Incompletude', em que duas pessoas (Armando Correia e Sofia Brito) se descobrem através da poesia, com a paisagem sonora ao vivo da cantora Ana Dacosta.

De seguida, Nílson Munis apresenta 'Palavra, corpo e som', uma coletânea de poemas autorais, onde o 'performer' explora a "multiplicidade poética através do universo imagético e sonoro da palavra", prossegue a nota.

Ainda no sábado, às 15:00, realiza-se a oficina de poesia experimental 'O ritmo de um verso', que explora "o ritmo, o movimento e a potencial sonoridade que existe em cada palavra, transformando poemas em corpos vivos e dinâmicos".

"Ao longo de uma viagem holística, repleta de múltiplas paisagens e 'triggers' [gatilhos] sonoros, Nuno Piteira e Luís Perdigão convidam os participantes desta oficina a mergulharem fundo na alquimia de sons e palavras que cada um guarda dentro de si", refere a organização.

A iniciativa destina-se a poetas, não-poetas, 'performers', atores, cantores, estudantes e interessados pela palavra em geral, a partir dos 16 anos.

O festival encerra no domingo, às 16:00 horas, com os anfitriões Calceteiros de Letras e o micro espetáculo de piano 'Raposinha', do músico e escritor Fernando Pessanha.

Seguem-se, depois, as performances 'Até o desejo se queixar que dói', com interpretação de Ana Rio Vieira, Catarina Ricardo, Elsa Fernandes e Patrícia Gabriel, 'A Insulina sai à rua', a propósito da comemoração dos 100 anos da descoberta da insulina, e 'A melhor maneira de viajar é sentir', do projeto Incorpora.

No final de tarde será entregue o prémio Calceteiros de Letras, "que distingue um artista ou entidade que ao longo dos anos tenha contribuído para a difusão da palavra e da poesia de forma criativa e original".

O prémio é uma criação do artista plástico João Frank, autor das apresentações de 'videomapping' que vão ser exibidas na abertura de cada uma das sessões do festival.

Naquela que é a quinta edição do festival, o público também é convidado a partilhar textos e poemas em serões de microfone aberto.

O preço diário dos bilhetes é de 5 anos, com capacidade limitada à lotação da sala. Os sócios do Gimnásio Clube de Faro com quota em dia têm entrada gratuita.

Leia Também: Ser Clarice Lispector a partir da vida e obra da escritora sobe a palco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório