Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

'Balada para Sophie' eleita a melhor BD de autor português

A novela gráfica 'Balada para Sophie', de Filipe Melo e Juan Cavia, venceu o prémio de melhor banda desenhada de autor português do festival AmadoraBD, anunciou hoje o júri.

'Balada para Sophie' eleita a melhor BD de autor português
Notícias ao Minuto

22:37 - 24/10/21 por Lusa

Cultura AmadoraBD

O festival anunciou hoje os vencedores dos prémios anuais de banda desenhada, reformulados e reajustados a apenas cinco categorias, e que reconhecem a produção de banda desenhada portuguesa e editada em Portugal.

Este ano, pela primeira vez, há um prémio monetário de cinco mil euros na categoria de melhor BD de autor português, tendo o júri decidido atribuí-lo a 'Balada para Sophie'.

Editada em 2020 pela Tinta-da-China e reeditada este ano pela Companhia das Letras, a novela gráfica volta a juntar o argumentista português Filipe Melo e o desenhador argentino Juan Cavia e tem como ponto de partida a rivalidade entre dois pianistas franceses, que nos anos 1930 competem num concurso de jovens talentos.

A história é contada na perspetiva de um dos pianistas, Julien Dubois, que, sabendo-se no fim de vida, procura redimir-se do passado numa longa entrevista com uma jornalista.

O júri da 32.ª edição do AmadoraBD atribuiu ainda o prémio revelação a Ricardo Santo, pela obra 'Planeta Psicose', editado pela Escorpião Azul.

O prémio de melhor fanzine ou publicação independente foi para Joana Afonso, com 'Bestiário de Isa', em edição de autora.

Nesta categoria, a obra 'Bottoms Up', de Rodolfo Mariano, foi retirada da lista de nomeados por decisão do autor e da editora Chili Com Carne, explicou fonte da organização à agência Lusa.

A editora portuguesa A Seita é reconhecida com o prémio de melhor edição portuguesa de banda desenhada com o livro 'Procura-se Lucky Luke', de Mathieu Bonhomme.

O júri do AmadoraBD considerou ainda que a melhor obra estrangeira de BD publicada em Portugal nos últimos meses foi 'Burlão nas Índias', de Alain Ayroles e Juanjo Guarnido, editada pela Ala dos Livros.

Este ano, o júri dos prémios integrou Pedro Cleto (em representação da autarquia), Carlos Moreno (Clube Português de Banda Desenhada) e Daniel Lima (Escola Ar.Co).

O festival AmadoraBD, que começou no dia 21, volta a ser presencial, com a novidade de que o núcleo central passa do Fórum Luís de Camões para o Ski Skate Amadora Park, contando ainda com a Bedeteca da Amadora e a Galeria Municipal Artur Boal como espaços complementares.

O festival AmadoraBD, que é uma iniciativa da câmara municipal da Amadora, decorrerá até 1 de novembro.

Leia Também: Festival AmadoraBD revela nomeados para os prémios anuais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório