Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Feira Livro. Patrícia Salvação Barreto comissária de Portugal em Leipzig

A diretora do Camões - Centro Cultural Português em Berlim, Patrícia Salvação Barreto, é a comissária para a participação de Portugal como convidado de honra na edição de 2022 da Feira do Livro de Leipzig, segundo um despacho.

Feira Livro. Patrícia Salvação Barreto comissária de Portugal em Leipzig
Notícias ao Minuto

12:38 - 18/10/21 por Lusa

Cultura Leipzig

De acordo com o diploma publicado em Diário da República, emitido pelos ministérios da Economia, dos Negócios Estrangeiros e da Cultura e datado de 29 de setembro, Patrícia Salvação Barreto foi escolhida por corresponder ao perfil necessário para o cargo.

A também adida técnica principal para a área cultural na Embaixada de Portugal em Berlim foi escolhida por "aliar o conhecimento da língua e da cultura alemãs e do meio editorial dos dois países à experiência na organização de participações em feiras internacionais do livro, bem como em programação e gestão culturais".

À comissária caberá desenvolver o conceito da participação de Portugal na FIL (Feira do Livro) de Leipzig do próximo ano e elaborar uma proposta de programação, bem como elaborar um plano de ação, assente no roteiro e calendário definidos no contrato celebrado com a entidade organizadora da FIL.

Patrícia Salvação Barreto terá ainda como função gerir o projeto, nomeadamente no que respeita às tarefas a desenvolver em solo alemão, e será responsável pelo relacionamento e pela comunicação com a entidade alemã organizadora do evento.

Para preparar a participação de Portugal como país convidado de honra da FIL de Leipzig, foi constituída uma equipa interministerial responsável pela gestão global do projeto, que trabalhará em articulação com a comissária.

Nesse âmbito, a equipa assegura apoio técnico e administrativo na identificação dos meios necessários à concretização do projeto, nomeadamente em termos de recursos humanos, técnicos e logísticos.

Além disso, está encarregue de prestar assessoria na elaboração do plano de ação, e formulação de propostas de protocolos ou contratos com entidades públicas ou privadas, com vista ao estabelecimento de parcerias, à associação de mecenas e à obtenção de patrocínios.

O apoio técnico desta equipa aplica-se ainda à elaboração da proposta de orçamento e repartição dos encargos pelas áreas de governo.

Em 2017, a entidade organizadora da FIL de Leipzig dirigiu um convite a Portugal para participar como País Convidado de Honra na edição de 2021, tendo, em 2018, sido assinada a Declaração de Intenções relativa ao projeto "Portugal, País Convidado de Honra na Feira do Livro de Leipzig 2021", bem como o contrato com a entidade organizadora.

Em janeiro deste ano, o certame, que estava marcado para os dias 27 a 30 de maio, foi adiado para 2022 devido à pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório