Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

80 anos de Adriano Correia de Oliveira assinalados "todo o ano" de 2022

Os 80 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira vão ser assinalados durante "todo o ano" de 2022 com concertos, exposições, banda desenhada, tertúlias, uma serigrafia e depoimentos para "avivar a memória e perpetuar a obra" do músico.

80 anos de Adriano Correia de Oliveira assinalados "todo o ano" de 2022
Notícias ao Minuto

18:08 - 16/10/21 por Lusa

Cultura Adriano Correia de Oliveira

Em declarações à Lusa, o presidente do Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira, Jorge Guedes, referiu que o Projeto Adriano/80 vai ter o "primeiro momento" com o lançamento, em novembro, de uma "petição para proteção da obra" do músico, natural de Avintes, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

"A comemoração dos 80 anos do nascimento do Adriano vai decorrer ao longo de todo o ano de 2022 e até ao dia 09 de abril de 2023 - 09 de abril é o dia em que efetivamente Adriano Correia de Oliveira nasceu", apontou o responsável.

Um dos "pontos altos" das celebrações vai ser o concerto na Casa da Música, no Porto, no dia 10 de abril de 2022: "Infelizmente a sala já não estava disponível para dia 09. Este concerto vai reunir em palco amigos do Adriano, colegas, admiradores, de várias gerações. O guião ainda está a ser esboçado, mas temos a certeza de que será uma grande noite, uma noite de evocação", disse.

Jorge Guedes destacou também a Serigrafia Adriano, que terá a imagem do mural em Avintes dedicado ao poeta, da autoria de António Carmo, e uma "exposição itinerante" sobre a vida de Adriano Correia de Oliveira.

"Pretendemos que a exposição seja inaugurada na Assembleia da República, em março. Vai estar depois na Casa da Música no dia do concerto, passará também por Avintes, Coimbra, Aveiro e Serpa", explicou.

O programa inclui também o lançamento de uma banda desenhada, "O Perigoso Pacifista -- Episódios da vida de Adriano Correia de Oliveira", e de um conjunto de depoimentos num livro intitulado "Adriano, um canto em forma de Abril - 80 anos", que serão apresentados em vários locais.

A terra onde o músico nasceu vai dedicar-lhes um fim de semana, "O Sítio mais bonito do mundo - Avintes revive Adriano -- 80 anos", de 22 a 25 de abril, que inclui iniciativas de coletividades de Avintes e vários convidados.

Além do espetáculo de 10 de abril, haverá apresentações musicais em Coimbra, nas celebrações do 1.º de Maio, em Aveiro, Lisboa, Guimarães, e em 23 de abril de 2023 decorre um espetáculo em Vila Nova de Gaia, que vai encerrar as comemorações dos 80 anos.

"O programa ainda não está fechado, ainda estamos a reunir mais pessoas interessadas em celebrar a vida e obra do Adriano, estamos a organizar mais momentos. Acreditamos que vai ser um ano com grandes momentos", disse Jorge Guedes.

O Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira foi criado em 16 de outubro de 1995, data da morte do músico, com o objetivo de "homenagear, honrar e promover" a vida e a obra do artista.

Adriano Correia de Oliveira (1942-1982) tornou-se conhecido como intérprete do fado de Coimbra e cantor de intervenção. Entre 1967 e 1980 editou seis álbuns em nome próprio. A título póstumo foi condecorado Comendador da Ordem da Liberdade, em 1983, e Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1994.

Leia Também: Recreio volta ao Lx Factory. Desta vez, não se faz apenas de humor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório