Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Casa Museu Bissaya Barreto de Coimbra recebe exposição coletiva 'Pausa'

A Casa Museu Bissaya Barreto, em Coimbra, acolhe, de quinta-feira a dia 14 de dezembro, a exposição coletiva 'Pausa', realizada pelo coletivo Porto Art Weekend.

Casa Museu Bissaya Barreto de Coimbra recebe exposição coletiva 'Pausa'
Notícias ao Minuto

18:14 - 13/10/21 por Lusa

Cultura Exposição

A mostra, que é inaugurada na quinta-feira, pelas 18:00, é uma exposição proposta pelo recém-formado coletivo Porto Art Weekend, constituído pelas galerias de arte Pedro Oliveira, Quadrado Azul e Kubik Gallery.

"O projeto insere-se na primeira fase do trabalho da Porto Art Weekend, que pode ser considerada como piloto de uma programação mais contínua, pensada e proposta anualmente, sendo composta pela participação de um conjunto de artistas que, nos últimos anos, fizeram parte da programação das três galerias envolvidas", refere a Fundação Bissaya Barreto em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, "Pausa" agrega "um conjunto de obras de dezassete artistas criteriosamente selecionados, para dar corpo à mostra que de uma certa forma pretende posicionar-se, enquanto possibilidade, como transmissora de uma conceituação alusiva ao período pandémico a que todos fomos submetidos recentemente".

"Foi e é um momento que pretende a reflexão do tempo e do momento em que estamos. Mas ainda, a pausa forçada que a Porto Art Weekend propõe com esta exposição é também o modo como olham para o passado, pausam no presente e pensam o futuro, através de uma proposta artística que reúne trabalhos de diferentes gerações e leituras de tempo, que podem ser intemporais ou não", acrescenta.

A fonte lembra também que a exposição "é algo que remete para 'parar', por vontade própria ou ainda por obrigação. Mas quer num caso como no outro, trata-se de um intervalo entre dois tempos; acomoda-se entre um começo e um fim, uma entrada e uma saída".

"Há, assim, três momentos que ao percorrer esta exposição poderiam ser sinalizados pela incorporação de muitas das suas obras. Se um numeroso corpo das mesmas de importantes artistas convida a reflexões introspetivas no recato da suspensão em novo silêncio, duas poucas permanecem como sentinelas. Uma de imagética claustrofóbica de Wolf Vostell, ao início como que avisando, outra de Man Ray na saída, festivamente libertadora", remata.

A exposição 'Pausa' tem entrada gratuita.

Leia Também: Sally Rooney recusa tradução para hebreu devido a conflito com Palestina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório