Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Exposição sobre 400 anos dos Fuzileiros abre amanhã no Museu da Marinha

O Museu da Marinha inaugura na terça-feira uma exposição dedicada à comemoração dos 400 anos dos Fuzileiros, "a mais antiga força militar de caráter permanente em Portugal", foi hoje divulgado.

Exposição sobre 400 anos dos Fuzileiros abre amanhã no Museu da Marinha
Notícias ao Minuto

15:08 - 11/10/21 por Lusa

Cultura Marinha

De acordo com nota enviada à imprensa pela Marinha, a exposição ficará disponível para visita até abril de 2022 e "propõe uma viagem por quatro séculos de História".

"O Terço da Armada da Coroa de Portugal surgiu há 400 anos, especialmente vocacionado para combater no mar e em terra. Aquela força constituiu-se como o primeiro corpo de infantaria a ser criado de forma definitiva. A sua evolução, ao longo de 400 anos, deu origem ao atual Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa", lê-se na nota.

Segundo a Marinha, esta exposição "permite ao visitante 'vestir' também a pele de um Fuzileiro e integrar os feitos e atos de bravura de diferentes gerações, as suas missões, os tipos de armamento e equipamento utilizados e os valores partilhados, alicerçados no patriotismo e na defesa incondicional de Portugal".

O Corpo de Fuzileiros é herdeiro do "Terço da Armada Real da Coroa de Portugal", primeira unidade militar constituída com caráter permanente (1621) e teve diversas designações até à atual, registada (1961) para os teatros de operações de Angola, Guiné e Moçambique, durante a guerra colonial: Regimento do Príncipe (1668), Brigada Real da Marinha (1797), Batalhão Naval (1836).

O corpo dos "Fuzos" foi distinguido ao longo dos tempos com a Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, as três Cruzes de Guerra (coletivas), a medalha de Ouro de Serviços Distintos da Ordem do Infante D. Henrique, a Ordem de Liberdade e a medalha da Ordem de Tamandaré (Brasil).

Leia Também: Seis filmes pré-selecionados para candidatura de Portugal aos Óscares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório