Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Super-heróis: Marvel quer impedir que sejam reclamados direitos de autor

Os herdeiros de cinco autores da Marvel apresentaram dezenas de avisos legais junto do gabinete de direitos de autor dos Estados Unidos. Em resposta, a empresa interpôs cinco processos judiciais.

Super-heróis: Marvel quer impedir que sejam reclamados direitos de autor
Notícias ao Minuto

13:09 - 25/09/21 por Fábio Nunes

Cultura Marvel

Esta sexta-feira, a Marvel entrou com cinco processos na justiça para impedir os herdeiros de criadores de comics de reclamarem os direitos de autor de muitas das suas personagens de super-heróis mais populares, como Spider-Man, Thor, Iron Man, Black Widow ou Doctor Strange.

Esta foi a reação da Marvel após os herdeiros de cinco criadores de comics terem apresentado dezenas de avisos legais junto do gabinete de direitos de autor dos Estados Unidos.

Se estes avisos para reclamar os direitos de autor fossem bem sucedidos a Marvel não seria impedida de usar as personagens em causa, no entanto, seria obrigada a fazer pagamentos aos herdeiros.

Os avisos legais foram interpostos pelo advogado Marc Toberoff, que já esteve envolvido em disputas semelhantes como representante dos herdeiros de Jack Kirby, cocriador de muitos dos super-heróis da Marvel e uma lenda no mundo dos comics, e dos herdeiros de Jerry Siegel e Joe Shuster, os cocriadores do Superman.

Toberoff argumenta que o trabalho dos autores da Marvel gerou franchises de milhares de milhões de dólares, e que como tal os herdeiros deviam poder partilhar essa riqueza.

“Este é o segredo obscuro e profundo da indústria dos comics, se não, agora, de toda a indústria do entretenimento, devido à explosão destes franchises de super-heróis. Isto é sobre os direitos dos artistas. É literalmente sobre a injustiça”, disse o advogado numa entrevista à Variety.

Toberoff está a representar Larry Lieber, o irmão de Stan Lee e cocriador de Thor, Iron Man e Ant Man, assim como os herdeiros de Steve Ditko, cocriador de Spider-Man e criador de Doctor Strange, de Don Heck (Iron Man, Black Widow e Hawkeye), Don Rico (Black Widow) e Gene Colan (Captain Marvel, Falcon e Blade).

Nos processos, a Marvel defende que as personagens foram criadas sob acordos de “trabalho contratado” e que os herdeiros não têm uma reivindicação válida aos direitos de autor.

Leia Também: Cópia do primeiro comic de Spider-Man vendida por recorde de três milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório