O Arco do Triunfo, um dos principais monumentos da capital francesa, Paris, está completamente coberto por um pano prateado de polipropileno com mais de 82 metros quadrados desde o passado sábado.
Pode parecer uma visão estranha para os turistas e até para os próprios parisienses, mas trata-se de uma instalação de arte temporária e com uma longa história.
Intitulada ‘L’Arc de Triomphe, Wrapped’, esta instalação foi concebida pelo artista Christo e pela sua mulher, Jeanne-Claude. A mesma dupla que cobriu o Reichstag em Berlim e 11 ilhas ao largo de Miami.
Mas, segundo a CBS News, cobrir o Arco do Triunfo era um sonho antigo de Christo, pensado em 1962. Foram necessários quatro anos de planeamento para concretizar o sonho de Christo, que não viveu o suficiente para ver a instalação. O artista morreu o ano passado (Jeanne-Claude morreu em 2009).
O custo desta instalação foi estimado em cerca de 13,6 milhões de euros, e o Arco do Triunfo vai permanecer coberto um total de 16 dias – entre 18 de setembro e 3 de outubro.
Leia Também: 'The Crown' domina Emmys, 'Ted Lasso' vence comédia