Arco do Triunfo coberto em instalação póstuma criada pelo artista Christo

Cobrir o monumento parisiense era um dos sonhos de Christo, que morreu no ano passado. Instalação levou quatro anos a ser planeada e o Arco do Triunfo vai permanecer coberto até 3 de outubro.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Benoit Tessier/Reuters

Fábio Nunes
21/09/2021 09:08 ‧ 21/09/2021 por Fábio Nunes

Cultura

Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo, um dos principais monumentos da capital francesa, Paris, está completamente coberto por um pano prateado de polipropileno com mais de 82 metros quadrados desde o passado sábado.

Pode parecer uma visão estranha para os turistas e até para os próprios parisienses, mas trata-se de uma instalação de arte temporária e com uma longa história.

Intitulada ‘L’Arc de Triomphe, Wrapped’, esta instalação foi concebida pelo artista Christo e pela sua mulher, Jeanne-Claude. A mesma dupla que cobriu o Reichstag em Berlim e 11 ilhas ao largo de Miami.

Mas, segundo a CBS News, cobrir o Arco do Triunfo era um sonho antigo de Christo, pensado em 1962. Foram necessários quatro anos de planeamento para concretizar o sonho de Christo, que não viveu o suficiente para ver a instalação. O artista morreu o ano passado (Jeanne-Claude morreu em 2009).

O custo desta instalação foi estimado em cerca de 13,6 milhões de euros, e o Arco do Triunfo vai permanecer coberto um total de 16 dias – entre 18 de setembro e 3 de outubro.

Leia Também: 'The Crown' domina Emmys, 'Ted Lasso' vence comédia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas