Nove obras de Picasso doadas a França serão expostas em 2022

Nove obras do artista plástico espanhol Pablo Picasso foram doadas pela família ao Estado francês e serão integradas no Museu Picasso, em Paris, anunciou hoje a ministra da Cultura de França, Roselyn Bachelot.

Nove obras de Picasso doadas a França, serão expostas em 2022

© Lusa

Lusa
20/09/2021 12:53 ‧ 20/09/2021 por Lusa

Cultura

Museus

O anúncio foi feito em conferência de imprensa no Museu Picasso, onde foi exibida uma das obras cedidas, um quadro de 1938 intitulado "L'enfant à la sucette assis sous une chaise".

As nove obras foram doadas pela filha Maya Ruiz-Picasso, que mantém o direito sobre elas, e incluem seis pinturas, duas esculturas e um caderno de desenhos. A pintura mais antiga desta doação data de 1895, e é um retrato do pai de Picasso.

A ministra francesa da Cultura, Roselyn Bachlelot, considerou esta doação um "acontecimento extraordinário", revelando que as obras irão fazer parte das coleções do Museu Picasso, e serão mostradas ao público a partir de abril de 2022.

Pablo Picasso é considerado um dos nomes maiores e mais influentes das artes do século XX, ligado ao cubismo e ao surrealismo e com uma obra que se estende da pintura à escultura, do desenho à cerâmica. Morreu aos 91 anos, em França, em 1973.

Leia Também: Encontrados quadros de Picasso e Mondrian roubados na Grécia em 2012

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas