Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Quatro compositores criam obras para refletir sobre a vida no Porto

A associação Sonoscopia convidou quatro compositores para que criassem obras que refletissem "o que é a vida no Porto de hoje", num ciclo que se traduz em quatro concertos sob o título 'Obras portuenses da década de 20'.

Quatro compositores criam obras para refletir sobre a vida no Porto
Notícias ao Minuto

18:12 - 10/09/21 por Lusa

Cultura Porto

A primeira peça a ser apresentada neste ciclo inserido no programa camarário Cultura em Expansão será de Sara Carvalho, na Associação Nun'Álvares de Campanhã, no dia 18 de setembro, seguindo-se o trabalho de Igor C. Silva, no dia 16 de outubro, no Auditório Grupo Musical de Miragaia.

Em 05 de novembro, a Associação de Moradores da Bouça recebe a estreia da peça de Ângela da Ponte, enquanto a Associação da Pasteleira Torres Vermelhas acolhe a interpretação da obra de José Alberto Gomes, no dia 20.

Segundo comunicado da Sonoscopia, a interpretar as obras estará o quarteto composto por João Dias na percussão, Carina Albuquerque no violoncelo, Clara Saleiro na flauta e Frederick Cardoso no clarinete.

Com direção artística de Gustavo Costa, o projeto pretende desafiar o público "a ouvir hoje a cidade, para pensar o amanhã".

Ângela da Ponte nasceu em Ponta Delgada, em 1984, onde ingressou no conservatório regional aos 6 anos, tendo estudado na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, a partir de 2004, e na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, sob a orientação de Jonty Harrison e Vic Hoyland, de acordo com a biografia disponível no 'site' da Casa da Música, onde foi Jovem Compositora em Residência em 2011.

No ano seguinte, foi a vez de essa mesma residência ser atribuída a Igor C. Silva, nascido no Porto em 1989, atualmente a residir em Amesterdão, nos Países Baixos.

Compositor em residência nos Miso Music Studios, em 2015, foi também residente do Drumming GP, em 2018/19, segundo a biografia do seu próprio 'site', que refere que o compositor estudou também na ESMAE, tendo depois completado um mestrado no Conservatório de Amesterdão. É doutorando na Vrije Universiteit Brussel.

José Alberto Gomes nasceu no Porto em 1983 e estudou igualmente na ESMAE, depois de terminar o curso de piano do Conservatório da cidade. Doutorou-se pela Universidade Católica Portuguesa, onde leciona e coordena o programa de doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, segundo a biografia do seu 'site'. Foi ainda curador do projeto Digitópia, da Casa da Música.

A compositora Sara Carvalho nasceu no Porto em 1970, licenciou-se em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, em 1995, tendo ainda realizado um mestrado em Música e completado o doutoramento em Composição na Universidade de York, no Reino Unido, orientado por Nicola LeFanu.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, entre 1991 e 1994, e é professora auxiliar na Universidade de Aveiro.

Leia Também: Prequela de 'Sopranos': Dickie Moltisanti reinou antes de Tony

Recomendados para si

;
Campo obrigatório