Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Templo em construção gera polémica devido às parecenças com Angkor Wat

O governo do Camboja vai enviar arqueologistas e arquitetos à Tailândia para verificarem se o templo é muito parecido com o complexo de Angkor Wat.

Templo em construção gera polémica devido às parecenças com Angkor Wat

Shutterstock 

Notícias ao Minuto

21:19 - 28/08/21 por Fábio Nunes

Cultura Angkor Wat

Um templo que está a ser construído na província de Buriram, no nordeste da Tailândia, está a gerar controvérsia com a nação vizinha do Camboja por causa das alegadas parecenças com Angkor Wat (na imagem em cima), o maior monumento religioso do mundo e um símbolo nacional para os cambojanos. 

O Khmer Times adianta que o governo do Camboja está a planear enviar arqueologistas e arquitetos ao complexo de Sihanakhon para analisarem se o templo em construção é muito parecido com Angkor Wat. 

O diretor do Ministério da Cultura cambojano, Hab Touch, disse que ainda não foi agendada uma data para a viagem dos especialistas devido às restrições de viagens por causa da Covid-19. 

As autoridades tailandesas e o abade responsável pela construção do templo de Sihanakhon rejeitaram estar a tentar imitar o famoso templo que data do século XXII, refere o The Guardian. 

O responsável da área da Cultura de Buriram, Khattiya Chaimanee, explicou que o design do novo templo reflete as características típicas dos castelos de pedra Khmer, que podem ser encontradas na arquitetura do nordeste da Tailândia. 

No entanto, admitiu que a inspiração original para a construção do templo partiu de um monge que, num sonho, viu-se numa vida passada como um dos soldados que ajudou a construir o complexo de Angkor Wat.

A importância de Angkor Wat é tal para o Camboja, que o templo está retratado na bandeira do país desde a sua independência. 

Leia Também: Human Rigths acusa China de minar vida de milhares de cambojanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório