Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Retrato único de Jane Austen desenhado pela irmã foi emprestado a museu

O retrato, a única representação amplamente aceite da aparência de Jane Austen, pode ser visto durante um mês no Holburne Museum, na localidade de Bath, onde a escritora inglesa viveu.

Notícias ao Minuto

09:25 - 26/08/21 por Notícias ao Minuto

Cultura Jane Austen

Um retrato raro de Jane Austen poderá ser visto, de 26 de agosto a 27 de setembro, no Holburne Museum, na localidade de Bath, em Inglaterra. O retrato da escritora inglesa, desenhado pela sua irmã Cassandra, foi generosamente emprestado ao Museu da cidade onde esta viveu de 1801 a 1806.

Este retrato é a única representação amplamente aceite da aparência de Jane Austen, desconhecendo-se, porém, a data em que foi desenhado. A avaliar pelos traços e pela roupa usada pela escritora, peritos acreditam que terá sido criado por volta de 1810.

Segundo a imprensa internacional, o retrato da autora estará na localidade de Bath na mesma altura em que decorre o Festival Anual Jane Austen, que acontece de 10 a 19 de setembro. 

A curadora do Museu, Monserrat Pis Marcos, mostrou-se entusiasmada com a oportunidade de receber "este retrato frágil e icónico de uma das figuras mais importantes da literatura inglesa, e uma das moradoras mais famosas de Bath, no Holburne - um edifício que ela conheceu e mencionou em sua correspondência". 

A romancista, recorde-se, viveu de 1775 a 1815 e é autora de alguns dos exemplares mais lidos da história da literatura britânica, nomeadamente Sense and Sensibility (Sensibilidade e Bom Senso) e Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), publicados em 1811 e 1813. 

Pela objetiva da Getty Images chegam-nos as imagens da instalação deste retrato e pode vê-las na galeria acima. 

Leia Também: Segunda maior Feira do Livro de Lisboa de sempre abre hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório