Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

DGArtes abre concurso para escolha de projeto para Bienal de Veneza

O concurso limitado para a escolha do projeto curatorial e expositivo da representação de Portugal na 59.ª Bienal de Arte de Veneza, em 2022, foi aberto, segundo aviso publicado hoje em Diário da República.

DGArtes abre concurso para escolha de projeto para Bienal de Veneza
Notícias ao Minuto

19:02 - 19/08/21 por Lusa

Cultura DGArtes

De acordo com o aviso, os curadores convidados a apresentar candidaturas foram Bruno Leitão, Filipa Oliveira, Paula Nascimento, Sara Antónia Matos e a dupla de João Mourão e Luís Silva.

Com um montante disponível de 350 mil euros, o valor reparte-se entre 240 mil este ano e 110 mil no ano da exposição.

O aviso remete para o Balcão Artes para a obtenção de mais pormenores.

Segundo o mesmo documento, "o curador (individual) convidado pode apresentar candidatura em nome individual ou enquanto parte de uma equipa curatorial (grupo informal)".

O prazo para apresentação das candidaturas é 24 de setembro.

A comissão de apreciação das candidaturas é constituída por Sofia Isidoro, da Direção-Geral das Artes (DGArtes), que coordena, pelos especialistas Ana Cristina Cachola, Giulia Lamoni e Nuno Crespo como membros efetivos, e por Catarina Rosendo e Constanza Ronchetti como suplentes.

Em julho, a DGArtes confirmou ter iniciado os procedimentos relativos à representação portuguesa na Bienal de Arte de Veneza, quando questionada sobre o concurso que estava previsto que abrisse até junho.

Questionada pela agência Lusa sobre este atraso, fonte da DGArtes referiu na altura que aquela entidade "já iniciou os procedimentos relativos à representação oficial portuguesa na 59.ª Exposição Internacional de Arte -- La Biennale di Venezia 2022", lembrando que o processo de seleção "inicia-se com a constituição de uma Comissão de Consultores que tem como principal missão identificar os curadores/artistas a convidar para integrarem o concurso limitado".

Segundo a DGArtes, a comissão de seleção foi composta pela curadora Ana Balona de Oliveira, pela artista Ângela Ferreira e pela historiadora de arte Helena de Freitas.

De acordo com o comunicado de hoje da DGArtes, a representação oficial portuguesa estará este ano localizada no Palazzo Franchetti, "localizado perto da Ponte dell'Accademia, que apresenta uma superfície expositiva de cerca de 500 m2, distribuídos por várias salas".

A 59.ª Bienal de Arte de Veneza vai decorrer naquela cidade italiana entre 23 de abril e 27 de novembro de 2022, com curadoria de Cecilia Alemani, e estará subordinada ao tema "O Leite dos Sonhos".

Os países participantes têm até 11 de janeiro de 2022 para apresentar o projeto à organização.

Em 2019, Portugal esteve representado pela artista Leonor Antunes, escolhida pelo curador João Ribas. A bienal foi adiada para 2022 devido à pandemia de covid-19.

Leia Também: Marvel dá o escudo a Anthony Mackie em 'Captain America 4'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório