Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Jazz ao Centro Clube leva arte 'Fora dos Eixos' a freguesias de Coimbra

O programa artístico 'Fora dos Eixos', que privilegia cruzamentos, experiências e participação do público, é apresentado a partir de dia 27 em freguesias rurais e urbanas do concelho de Coimbra, anunciou hoje o Jazz ao Centro Clube (JACC).

Jazz ao Centro Clube leva arte 'Fora dos Eixos' a freguesias de Coimbra
Notícias ao Minuto

10:42 - 18/08/21 por Lusa

Cultura Jazz

'Fora dos Eixos: Práticas artísticas de proximidade' é "assumidamente excêntrico", avança em comunicado o Serviço Educativo da associação de Coimbra, porque lança num território diverso um programa com concertos, clássicos do cinema musicados ao vivo, passeios sonoros e uma residência artística.

Esta iniciativa do JACC é pensada para um território que, "embora heterogéneo", partilha "a necessidade de respostas efetivas no que toca às oportunidades de fruição e participação ativa nas artes", contemplando também freguesias consideradas urbanas, onde "existem outras clivagens - geracionais e de detenção de capital cultural - que interferem no acesso às práticas culturais", sublinha a associação.

Esta primeira fase de 'Fora dos Eixos', desenvolvida até 17 de outubro em parceria com juntas de freguesia e outras associações e coletividades de Coimbra, arranca no dia 27, em Souselas, e dia 29, em Trouxemil, com a performance do músico Marcelo dos Reis, que criará ao vivo uma banda sonora original para o filme "O garoto de Charlot" (1921), de Charlie Chaplin.

Esse espetáculo tem depois novas apresentações em Almalaguês (4 de setembro), Cernache (10 de setembro) e Antanhol (11 de setembro).

Entre a programação, sobressai a residência artística do Mondego: Ensemble Jazz ao Centro, no fim de semana de 16 e 17 de outubro, com a qual fecha este episódio de 'Fora dos Eixos', antecipando a gravação do disco de estreia da formação criada em 2020.

Mais tarde, a ambição do Serviço Educativo do JACC para "Fora dos Eixos" é "consolidar o trabalho em torno das juntas de freguesia, da rede escolar (1.º ciclo do Ensino Básico) e dos grupos e coletividades", conclui a associação.

Leia Também: Ministra lamenta morte de "figura central" do jazz em Portugal

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório