Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Gaerea assinalam 5.º aniversário no Hard Club antes de digressão europeia

A banda portuguesa Gaerea vai assinalar o 5.º aniversário no dia 12 de novembro, no Hard Club, no Porto, com um concerto de duas horas, no qual tocará os três discos na íntegra, antes de partir em digressão europeia.

Gaerea assinalam 5.º aniversário no Hard Club antes de digressão europeia
Notícias ao Minuto

10:40 - 12/08/21 por Lusa

Cultura Música

"Uma experiência única onde o quinteto vai percorrer os seus três discos na totalidade e por ordem cronológica", pode ler-se num comunicado divulgado hoje pela promotora da banda, que indica que o concerto vai ter Obsidian Kingdom a abrir.

No dia seguinte, a banda atua no RCA, em Lisboa, no caso a abrir para Obsidian Kingdom, preparando o arranque da digressão europeia, que tem o começo marcado para 27 de janeiro em Varsóvia, na Polónia, a acompanhar os austríacos Harakiri for the Sky e os suíços Schammasch, numa 'tournée' com 18 datas.

"Esperem tudo desta noite [de 12 de novembro], mas preparem-se para sair das portas do Hard Club com a certeza de que presenciaram algo único e repleto de atitude para com todos vós", escreve a banda portuense no comunicado hoje divulgado.

Para além da digressão, em 2022, o grupo tem já confirmadas atuações em festivais como o Resurrection Fest, na Galiza, o alemão Wacken Open Air ou o francês Hellfest.

Criados em 2016, a discografia dos portugueses, composta por um EP (homónimo, de 2016) e por dois álbuns ("Unsettling Whispers", de 2018, e "Limbo", de 2020), foi sempre editada no estrangeiro, primeiro pela italiana Everlasting Spew e depois pela indiana Transcending Obscurity, chegando no último registo a uma das maiores editoras mundiais do género, a Season of Mist.

Em declarações à Lusa em maio do ano passado, aquando do lançamento de "Limbo", um dos membros da banda, que atuam de cara tapada e afirmam não querer dar a conhecer as suas identidades, reconheceu que podia dizer que não estavam à espera desta afirmação internacional tão rápida, mas "a verdade é que [trabalharam] para isto".

"Não quer dizer que te pudesse dizer, [em 2019], que estaríamos na editora em que estamos e que teríamos uma 'tour' anunciada para o próximo ano com uma das maiores agências europeias de 'booking' de metal extremo, mas a verdade é que nunca deixámos de acreditar neste projeto, mesmo nos momentos mais complicados", afirmou o músico, salientando que o grupo "trabalha diariamente a todo o custo para isto", dando como exemplo o facto de serem os próprios a enviar as encomendas que recebem do público e de estarem "sempre a pensar em formas de fazer essas encomendas mais 'bonitinhas' para as pessoas que as recebem em casa".

Assumidamente influenciados pela escrita do norte-americano Thomas Ligotti, um dos mais influentes autores de horror -- e em especial horror cósmico -- da viragem entre o século passado e o atual, os Gaerea encontram referências artísticas noutros nomes literários como José Saramago, mas também nas artes visuais de Bill Viola e Denis Villeneuve, entre outros.

Leia Também: "As pessoas entraram em piloto automático, não param para refletir"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório