Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2021
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

Jazz ao Centro integra projeto-piloto de apoio à mobilidade de artistas

O Jazz ao Centro Clube, de Coimbra, foi selecionado para participar num projeto-piloto de apoio à mobilidade para artistas e profissionais culturais do programa Europa Criativa, foi hoje anunciado.

Jazz ao Centro integra projeto-piloto de apoio à mobilidade de artistas
Notícias ao Minuto

12:30 - 05/08/21 por Lusa

Cultura Europa Criativa

O concurso contou com 187 propostas de 36 países abrangidos pelo Europa Criativa, tendo selecionado 17, entre os quais o do JACC, o "único português" que integra o programa, afirmou hoje o Jazz ao Centro Clube (JACC), em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Dentro deste projeto, o JACC vai acolher, em abril de 2022, os artistas Marei Schweitzer (Alemanha), Sarah Melissa Scott (Reino Unido) e Maria Christoforidou (Reino Unido).

O programa, intitulado i-Portunus Houses, quer apoiar "mobilidades centradas na criação, aprendizagem e exploração", querendo "potenciar o valor profissional de contactos reais através das fronteiras europeias" e "valorizar a colaboração entres pares", realçou.

A partir do Salão Brazil, espaço gerido pelo JACC, e no contexto do serviço educativo da entidade, será também "dinamizado um espaço de cocriação, na Baixa de Coimbra, com a participação de artistas e comunidade local, aberto a todos e todas que desejem partilhar estórias e projetar práticas de cuidado a partir das artes sonoras, visuais e das manualidades".

Na nota de imprensa, o JACC realça ainda que tem dinamizado ao longo do tempo vários projetos que procuram ligar artistas portugueses a artistas internacionais, nomeadamente através de residências artísticas no Festival Jazz ao Centro e no XJazz -- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto.

A entidade salienta que está também atualmente "a participar no projeto CO-POEM "Platform for the Collaborative Generation of European Popular Music", fazendo parte de um consórcio liderado pela Universidade de Salamanca, em que participam também as universidades de Coimbra e de Pádua, cofinanciado pelo programa Erasmus+".

Leia Também: Europa Criativa destina 5 milhões para apoio ao livro e à literatura

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório