Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Ponta Delgada com plano estratégico para a Cultura de 2021 a 2030

A Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, vai ter um plano estratégico para a Cultura, a vigorar de 2021 a 2030, anunciou hoje o município.

Ponta Delgada com plano estratégico para a Cultura de 2021 a 2030
Notícias ao Minuto

11:54 - 05/08/21 por Lusa

Cultura São Miguel

A presidente do maior município açoriano, Maria José Duarte, que se reuniu com a equipa de consultores da empresa "Opium", para "discutir e definir a estratégia para a cultura de Ponta Delgada de 2021 a 2030", foi inteirada do "ponto de situação deste plano estratégico, como foram colocadas algumas das questões subjacentes a este documento", que "será estruturante para a melhoria da política cultural da edilidade".

Segundo a nota de imprensa do município, a estratégia cultural "centra-se em Ponta Delgada e na sua relação com a ilha de São Miguel, as restantes ilhas dos Açores, os respetivos municípios do arquipélago, o Governo Regional, o país, a União Europeia, a diáspora açoriana e o mundo".

De acordo com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a estratégia cultural de Ponta Delgada "apresenta-se, assim, como um guião de suporte à implementação de uma estratégia que pode ser interpretada e adaptada consoante os seus ciclos/contextos", sendo que a sua elaboração "resulta de um processo intenso de cruzamento de perspetivas, áreas disciplinares, escalas e atores".

O projeto "surge em simultâneo com a preparação da candidatura de Ponta Delgada -- Açores a Capital Europeia da Cultura, favorecendo a estreita articulação destes dois processos de auscultação e partilha recíproca de descobertas".

Em 01 de julho, os municípios açorianos firmaram um memorando de parceria com a candidatura liderada pela autarquia de Ponta Delgada, que quer levar os Açores a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Portugal lançou, no final de novembro, o convite para as cidades se candidatarem a Capital Europeia da Cultura em 2027.

As candidaturas estão abertas até 23 de novembro de 2021.

A verba disponível para a Capital Europeia da Cultura 2027 é de 25 milhões de euros, anunciou em outubro o Ministério da Cultura.

Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo também já manifestaram intenção em serem Capital Europeia da Cultura 2027.

A decisão final sobre a cidade vencedora será tomada em 2023, por um júri composto por 12 peritos, entre os quais 10 nomeados pelas instituições da União Europeia e dois pelo Governo português.

Leia Também: Dezenas de pessoas aproveitam Casa Aberta para serem vacinadas nos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório