Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ilustrador Jorge Margarido vence Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

O ilustrador Jorge Margarido é o vencedor da categoria de ilustração da 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, tendo o júri destacado o "dinamismo" e "sentido de composição", anunciou hoje a organização.

Ilustrador Jorge Margarido vence Prémio Literatura Infantil Pingo Doce
Notícias ao Minuto

12:33 - 04/08/21 por Lusa

Cultura Literatura Infantil

Nesta edição do prémio anual, o júri atribuiu ainda, na mesma categoria de ilustração, duas menções honrosas, aos trabalhos de Maria Gabriela Araújo e de Mariana Mota Soares.

Em maio deste ano, a organização tinha anunciado que a livreira e autora Raquel Salgueiro havia vencido, na categoria de texto, esta edição Prémio de Literatura Infantil, com o conto 'Assim como tu', dando seguimento à fase de escolha da melhor proposta de ilustração, também por concurso.

O Prémio de Literatura Infantil, criado em 2014 por aquela empresa de retalho, tem um valor monetário de 50 mil euros, a repartir em partes iguais pelos autores do texto e da ilustração.

Na opinião do júri de ilustração - este ano composto por André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Corte-Real, Marta Madureira e Sara Miranda, em representação do Grupo Jerónimo Martins -, o trabalho de Jorge Margarido "foi o que melhor se adaptou às características específicas do texto vencedor, apresentando uma narrativa visual alternativa, um dinamismo e um sentido de composição muito sugestivos".

Depois de vários anos a trabalhar como 'designer' gráfico, e de uma breve experiência como rebuçadeiro, Jorge Margarido, de 45 anos, nascido em Aljezur, no distrito de Faro, "encontrou na ilustração uma paixão que vê agora reforçada com este reconhecimento do júri", indica a organização, num comunicado sobre o prémio.

Formado em 'design' gráfico, trabalhou em várias agências e ateliês, até ter tido necessidade de se dedicar a outra atividade que lhe desse "mais liberdade", e decidiu desenhar um percurso diferente da carreira que estava a percorrer, tornando-se rebuçadeiro.

"Comecei a fazer rebuçados artesanais. Deixei de estar em frente a um computador, e a mexer (quase) só o dedo indicador, para ter um trabalho mais físico", contou Jorge Margarido, citado no comunicado.

A paixão pela ilustração surgiu depois de uma pós-graduação, em 2018, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e, desde então, participou em concursos e exposições, trabalhando com galerias de ilustração.

No seu estilo de ilustração, Jorge Margarido destaca a expressividade, trabalhando com base numa "biblioteca mental", que vem enriquecendo ao longo dos anos, na "imagem romântica" que guarda da vivência em Aljezur, e em Roger Duvoisin, escritor e ilustrador conhecido pelos livros de figuras infantis.

"Já tinha tentado duas vezes [concorrer ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce], mas, curiosamente, esta foi a vez em que concorri de forma mais descontraída", afirma o autor.

Questionado sobre o impacto que este prémio vai ter na sua vida Jorge Margarido não hesita em afirmar: "Vai ter impacto em termos de confiança - ser avaliado por este júri faz-me acreditar que o meu trabalho tem valor - e também a nível financeiro. O valor deste prémio não tem comparação com nenhum outro prémio de ilustração, mesmo a nível internacional".

De acordo com o regulamento, o prémio destina-se a obras inéditas em língua portuguesa, dirigidas a leitores entre os 6 e os 12 anos.

Em edições anteriores, o prémio permitiu a publicação de, entre outros, 'Leituras e papas de aveia', de António Martins e Duarte Carolino, 'O protesto do lobo mau', de Maria Leitão e Pedro Velho, e 'O narciso com pelos no nariz', de Andreia Pereira e Ana Granado.

A obra original que reunirá o texto e o trabalho de ilustração vencedores, estará disponível em novembro nas lojas Pingo Doce, segundo a organização.

Leia Também: A25A cria livro de condolências digital pela morte de Otelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório