Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Projeto 'Palavras Cruzada' com estreias até setembro em Trás-os-Montes

Quatro produções artísticas vão estrear até setembro em Trás-os-Montes, no âmbito do projeto de programação em rede 'Palavras Cruzadas' que está a levar os espetáculos aos jardins, largos, igrejas e museus da região, foi hoje anunciado.

Projeto 'Palavras Cruzada' com estreias até setembro em Trás-os-Montes
Notícias ao Minuto

10:48 - 04/08/21 por Lusa

Cultura espetáculos

'Palavras Cruzadas' é uma iniciativa dos municípios de Vila Real, Sabrosa e Bragança e da Fundação da Casa de Mateus, propondo um programa "artístico intenso", sempre em diálogo com o património da região.

O projeto teve início em maio, prolonga-se até dezembro, e cruza a poesia e a palavra literária com outras disciplinas artísticas - a música, o teatro e a dança - numa digressão por locais, autores e temas do património material e imaterial da região e do mundo.

Com produção dos teatros municipais das duas cidades, em parceria com o Espaço Miguel Torga e a Fundação da Casa de Mateus, o programa inclui a estreia de quatro produções nas próximas semanas.

A organização anunciou que no sábado estreia, junto ao Museu da Vila Velha, em Vila Real, o espetáculo 'Camilo (ou Queda de um Anjo)', uma criação da companhia João Garcia Miguel a partir da obra de Camilo Castelo Branco, com interpretação da atriz Sara Ribeiro e música de Vítor Rua.

Ana Deus e Alexandre Soares declamam e fazem música a partir de 'Poetas de Trás-os-Montes', num espetáculo que estreia a 14 de agosto.

Além das suas parcerias em projetos como Osso Vaidoso, participaram ainda em grupos como Três Tristes Tigres, GNR e Ban.

A 4 de Setembro, no adro da Sé de Vila Real, o ator André Gago junta-se ao Oniros Ensemble, uma formação de música erudita contemporânea fundada em Trás-os-Montes, para estrear 'Marandicui'.

Percorrendo mitologias e fontes literárias e etnográficas, este espetáculo procura condensar uma narrativa em torno do território de Trás-os-Montes e das memórias da sua ocupação.

Também em setembro, a associação Apuro, sob direção de Rui Spranger, cria uma dramaturgia cénica que atravessa a vida e a obra de três autores transmontanos de apelido 'Cabral': António Cabral, A. M. Pires Cabral e Rui Cabral.

Este espetáculo estreia em Bragança a 03 de setembro, passando depois pelo Espaço Miguel Torga (25), a Casa de Mateus (26) e o Jardim da Carreira, em Vila Real (a 29 de setembro).

A entrada nos espetáculos é gratuita, mas sujeita a levantamento prévio de bilhete.

O programa 'Palavras Cruzadas' é constituído por oito criações originais em estreia e nove adaptações, num total de 37 representações em 17 locais.

Os espetáculos ocorrerão em espaços como o Jardim da Carreira, Jardim do Conservatório, Adro da Sé, Vila Velha e Largo da Capela Nova (Vila Real), Praceta Adriano Moreira, Jardim do Centro de Arte Contemporânea, Praça Camões, Corredor do Fervença (Bragança), Capela Nossa Senhora da Azinheira, Largo da Praça de Provesende, Largo da Praça de Sabrosa e Espaço Miguel Torga (Sabrosa), além dos teatros municipais e vários locais da Casa de Mateus.

Leia Também: Filandorra leva teatro a claustros, praças e largos do Interior Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório