Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Museu Municipal de Faro mostra 33 cartazes raros de cinema francês

Uma coleção de 33 cartazes raros de cinema francês, de um espólio de mais de 300 que procura a classificação como tesouro nacional, vai estar em exposição no Museu Municipal de Faro, a partir de sábado.

Museu Municipal de Faro mostra 33 cartazes raros de cinema francês
Notícias ao Minuto

18:27 - 30/07/21 por Lusa

Cultura Cinema

A exposição "1907-1914: a primeira era de ouro do cinema francês na coleção de cartazes do Museu Municipal de Faro" mostra parte do espólio de Joaquim António Viegas, natural de Faro e que ao longo da sua vida colecionou cartazes de cinema, circo e publicidade, doados mais tarde pelo seu filho ao museu.

Entre os cartazes, alguns de grandes dimensões, estão contemplados vários géneros cinematográficos, desde a comédia, ao policial e histórico bíblico, passando também pelos filmes de artes, inspirados em dramas teatrais e obras literárias, como o que anuncia o filme "Os Miseráveis", baseado na obra de Victor Hugo.

Segundo o comissário científico da exposição, Jorge Carrega, o filme inspirado na obra do escritor francês do século XIX foi um verdadeiro 'blockbuster' do início do século XX, tendo-se estreado em Paris em 03 de janeiro de 1913 e em Faro apenas nove semanas depois, em meados de março.

O investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve contou que encontrou referência à estreia do filme, composto por quatro partes, nos jornais da época.

O filme "Os Miseráveis" foi exibido naquela que foi a principal sala de cinema deste período em Faro, o Theatro Circo, inaugurado em 11 de dezembro de 1909, com capacidade para mais de 1.000 espectadores.

O diretor do Museu Municipal de Faro, Marco Lopes, sublinha que nas décadas de 1910 e 1920 havia uma "elite intelectual" na cidade que assistia a ópera, recitais e exposições, "um fervilhar artístico e cultural de que poucas pessoas fazem ideia".

O acervo dos cerca de 300 cartazes, devido à sua "raridade e excelente estado de conservação", encontra-se em processo de classificação para tesouro nacional, tendo já merecido um parecer positivo da Cinemateca Portuguesa, contou Marco Lopes.

O colecionador dos cartazes, Joaquim António Viegas, foi um pintor e cenógrafo que trabalhou em várias salas de espetáculos de Lisboa e do Porto, incluindo alguns dos primeiros cinemas do país, como o Chiado Terrasse (Lisboa) ou o salão High Life (Porto).

Nestes espaços, onde se realizavam espetáculos de variedades, circo e animatógrafo, o artista e colecionador recolheu 141 cartazes de cinema (datados de 1904 a 1916), entre os quais 70 exemplares franceses, para além de outros, de cinema italiano, escandinavo e norte-americano.

O diretor do Museu Municipal de Faro revelou ainda que está a ser preparada uma exposição com o acervo pessoal do colecionador, prevista para o próximo ano.

A inauguração da exposição está marcada para sábado às 18:00, dia em que é também lançado um catálogo alusivo à exposição com um estudo que dá a conhecer uma investigação de Adelaide Ginga, Marta Mestre e Jean-Louis Capitaine.

A exposição, que terá uma programação paralela, com a exibição de filmes, palestras e oficinas, estará patente até ao dia 02 de janeiro.

Leia Também: Mais de 90 filmes no Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório