Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Cinema de Campion, Almodóvar e Ridley Scott no Festival de Veneza

Filmes de Pedro Almodóvar, Ridley Scott, Jane Campion e Sorrentino integram em setembro o festival de cinema de Veneza, cuja 78.ª edição foi hoje anunciada, sem filmes portugueses na seleção oficial.

Cinema de Campion, Almodóvar e Ridley Scott no Festival de Veneza
Notícias ao Minuto

12:22 - 26/07/21 por Lusa

Cultura Veneza

A 78.ª edição do festival de Veneza, hoje apresentada pelo diretor artístico Alberto Barbera, decorrerá de 1 a 11 de setembro e abrirá com 'Madres Paralelas', de Pedro Almodóvar, um dos filmes da competição oficial.

A competição pelo Leão de Ouro contará ainda com, entre outros, 'America Latina', dos irmãos Damiano e Fabio D'Innocenzo, e 'La caja', segunda longa-metragem do realizador venezuelano Lorenzo Vigas, já premiado em Veneza em 2015 com o Leão de Ouro.

Na competição perfilam-se ainda várias adaptações literárias, nomeadamente 'The power of the dog', de Jane Campion, a partir de uma obra homónima de Thomas Savage, 'Illusions perdues', de Xavier Giannoli, que adapta Honoré de Balzac, e 'The lost daughter', a primeira longa-metragem da atriz Maggie Gyllenhal a partir de um dos livros da tetralogia de Elena Ferrante.

Destaque ainda para a inclusão de 'Spencer', de Pablo Lorraín, com Kristen Stewart no papel de princesa Diana, e 'É stata la mano di dio', do italiano Paolo Sorrentino.

Fora de competição, serão estreados 'Dune', adaptação de um clássico da ficção científica por Denis Villeneuve - e cuja estreia foi várias vezes adiada por causa da pandemia - e 'The Last Duel', de Ridley Scott, com argumento e interpretação de Matt Damon e Ben Affleck, ao lado da atriz Jodie Comer.

Este ano, o júri será presidido pelo realizador sul-coreano Bong Joon Ho, cuja consagração internacional se deu em 2019 com 'Parasitas'.

Quanto aos prémios de carreira, nesta edição serão atribuídos o Leão de Ouro ao ator e realizador italiano Roberto Benigni e à atriz norte-americana Jamie Lee Curtis.

A acompanhar a entrega do prémio a Lee Curtis, Veneza exibirá, fora de competição, o filme 'Halloween Kills', de David Gordon Green.

No programa 'Final Cut' de Veneza, para obras em fase de finalização, estará o documentário 'As noites ainda cheiram a pólvora', do realizador moçambicano Inadelso Cossa, numa coprodução entre Moçambique, Alemanha, França, Noruega, Países Baixos e Portugal.

Leia Também: Fã de 'Exército dos Mortos'? O próximo filme da Netflix é para si

Recomendados para si

;
Campo obrigatório