Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2021
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

Monólogo 'Uma noite na Lua' volta aos palcos agora com Pedro Hossi

Uma nova encenação do monólogo 'Uma noite na Lua', que o ator e humorista brasileiro Gregório Duvivier apresentou em 2016 em Portugal, agora protagonizado por Pedro Hossi, estreia-se no Estúdio Time Out, em Lisboa, em 3 de agosto.

Monólogo 'Uma noite na Lua' volta aos palcos agora com Pedro Hossi
Notícias ao Minuto

09:34 - 23/07/21 por Lusa

Cultura Monólogo

'Uma noite na Lua' é uma peça do autor brasileiro João Falcão, estreada na década de 1990, e que Gregório Duvivier recuperou em 2012, tendo feito várias apresentações no Brasil, ao longo de vários anos, e em Portugal, em 2016.

A única personagem de 'Uma noite na Lua' é um autor com dificuldades em terminar de escrever uma peça sobre um homem solitário, isto enquanto é atormentado pelas recordações da ex-mulher, Berenice.

"A beleza da peça é que está a acontecer em tempo real. A peça de que ele tanto fala é ele, e ele chega ao final e a peça está feita", afirmou Pedro Hossi durante uma conferência de imprensa, que decorreu 'online' a partir do Estúdio Time Out.

Ao longo da peça, o público assiste "ao que está dentro da cabeça deste homem".

O encenador, António Terra, falou num "texto intenso", um monólogo "com vários eus a atormentar o autor, que está numa crise existencial".

"O texto é muita coisa ao mesmo tempo, é frenético", juntou Pedro Hossi.

Na adaptação do texto de João Falcão, a cargo de Pedro Hossi e de António Terra, com revisão do escritor José Eduardo Agualusa, foram feitas "mudanças mini", de ajuste do português do Brasil ao português de Portugal, e "o Mengo [diminutivo do clube de futebol brasileiro Flamengo] passou a Benfica".

Este é um regresso aos palcos para Pedro Hossi, que nos últimos anos se tem dedicado mais a cinema e a televisão, e a sua estreia num monólogo.

O ator partilhou que andava "à procura do texto certo para regressar aos palcos", e que este tem sido "um grande desafio", nomeadamente no que diz respeito ao "domínio dos tempos e à projeção vocal e corporal".

Já António Terra confidenciou o desafio que foi encenar uma peça para um palco que não o tradicional. "É quase uma semi-arena, temos o público sentado em U e uma espécie de passarela onde o ator circula", disse.

Inicialmente, Pedro Hossi tinha o "pesadelo da memorização", por serem "muitas páginas de texto" para decorar. "Mas a disposição do espaço cénico está a ser talvez o maior desafio neste momento, encontrar a energia certa para aguentar a peça, que é dramática, poética, romântica e tudo isto feito com leveza, como pediu o António [Terra]".

'Uma noite na Lua' estará em cena no Estúdio Time Out, no Mercado da Ribeira, entre 3 e 31 de agosto, de terça a sexta-feira, às 20h00.

Leia Também: Ruy de Carvalho indignado com demolição do Teatro Casa Da Comédia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório