Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ponta Delgada. Festas do Espírito Santo assinaladas de "forma simbólica"

As Grandes Festas do Espírito Santo em Ponta Delgada, nos Açores, vão realizar-se este ano de "forma simbólica" de 09 a 18 de julho devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Ponta Delgada. Festas do Espírito Santo assinaladas de "forma simbólica"
Notícias ao Minuto

15:30 - 06/07/21 por Lusa

Cultura Açores

"As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, promovidas anualmente pela Câmara Municipal de Ponta Delgada no segundo fim de semana de julho, vão ser assinaladas de forma simbólica de 09 a 18 de julho", lê-se em nota de imprensa da autarquia.

Segundo o vice-presidente do município de Ponta Delgada, Pedro Furtado, devido à pandemia de covid-19, as celebrações irão passar "apenas pela dimensão religiosa e espiritual das festividades", sem a "possibilidade dos tradicionais convívios" que anualmente "atraem milhares de pessoas à cidade".

"O nosso objetivo é assinalar as Grandes Festas, que são um marco na vida cultural e social de todo o concelho, não só do ponto de vista religioso, mas também da solidariedade e da partilha que estão associadas a estas festividades", afirma Pedro Furtado, citado em comunicado.

Integrado nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo, a Câmara de Ponta Delgada irá distribuir na sexta-feira, 09 de julho, pensões (com carne, pão, bebida e outros alimentos) a 53 Instituições Particulares de Solidariedade Social e a "famílias carenciadas do concelho".

Na sexta-feira será ainda inaugurado o quarto do Espírito Santo, na escadaria dos Paços do Concelho de Ponta Delgada.

No domingo, 11 de julho, será celebrada uma missa em "honra do Divino Espírito Santo" na igreja Matriz de São Sebastião.

As cerimónias contarão ainda com exposições de carros de bois na praça Gonçalo Velho Cabral e de fotografia na Praça do Município, no centro da cidade.

Já em 2020, as Grandes Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, nos Açores, foram assinaladas de "forma simbólica", atendendo às medidas de contenção da pandemia.

As Festas do Espírito Santo têm uma forte expressão em todo o arquipélago dos Açores, envolvendo tradicionalmente cerimónias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de atuações musicais e outras iniciativas comunitárias.

Os Açores têm atualmente 300 casos ativos de covid-19: 285 em São Miguel, cinco na Terceira, três no Pico, dois na Graciosa, dois em São Jorge, dois no Faial e um nas Flores.

Desde o início da pandemia foram registados 6.499 casos de covid-19 na região, tendo 6.025 pessoas recuperado e 34 falecido.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.980.935 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.112 pessoas e foram registados 889.088 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde. 

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

Leia Também: The Legendary Tigerman atua em clubes pela "sobrevivência do setor"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório