Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Feira do Livro de Braga retoma formato presencial

A 30.ª edição da Feira do Livro de Braga, que vai decorrer de 09 a 25 de julho, marca o regresso do certame ao formato presencial, num evento que, por segurança sanitária, acontecerá no Altice Forum, foi hoje anunciado.

Feira do Livro de Braga retoma formato presencial
Notícias ao Minuto

16:59 - 29/06/21 por Lusa

Cultura Feira do Livro

De entrada gratuita, o evento contará com o envolvimento de mais de 160 autores e criadores e 21 livreiros, alfarrabistas e editoras.

Com o "Lado B" da cultura a servir de mote para a edição 2021, são quatro as personalidades da história e da cultura de Braga que inspiram o programa, designadamente Sebastião Alba, António Variações, Maria Ondina Braga e Mestre José Veiga.

Segundo a vereadora da Cultura na Câmara de Braga, Lídia Dias, "a invocação destas figuras relacionadas com a cultura bracarense servirá de ponto de partida para o encontro de públicos diferenciados, mas importantes para a feira".

Dulce Maria Cardoso, Pedro Chagas Freitas, Samuel Úria e João Melo são alguns dos nomes que figuram no programa da edição 2021, que conjugará entrevistas, debates, tertúlias e apresentações de livros com espetáculos musicais e a criação de um painel de azulejos coletivo, a cargo de 14 mulheres.

O certame contará também com a implementação de 'silent events', permitindo que o público acompanhe os eventos inseridos na programação do Município de Braga, do dst group e da zet gallery.

"A implementação deste conceito de eventos irá conduzir o espectador por uma experiência imersiva, sem poluição sonora e com menos distrações, dando a possibilidade de o público se concentrar no que está a decorrer nos palcos da Feira do Livro de Braga", refere um comunicado do município.

Num ano particularmente complicado, por causa da pandemia, a organização quis garantir que expositores não tivessem nenhum custo com a afetação dos espaços no certame.

Os livreiros e alfarrabistas voltarão a ter lojas 'online', assumindo a InvestBraga e o município o custo das taxas e dos portes de envio das encomendas.

A par da programação realizada presencialmente, a Feira do Livro contará com a transmissão, através dos seus canais digitais, de um conjunto de eventos integrados no certame.

Este ano, a feira passou do centro histórico para o Altice Forum, para permitir a implementação de todas as normas de prevenção contra a covid-19.

O objetivo, disse a vereadora da Cultura, é "oferecer conforto e segurança, quer para os expositores, quer para o público, num desafio a que as pessoas visitem a feira e se apropriem da cultura em segurança".

Inserida na programação da Feira do Livro de Braga, a zet gallery irá criar, com o apoio de 14 artistas, um painel de azulejos coletivo, que ficará no exterior do Altice Forum Braga.

A iniciativa integra um ciclo de programação em que a zet gallery pretende afirmar a criação artística no feminino.

Diariamente, uma das criadoras estará no local a trabalhar numa parte do painel, apresentando o desenvolvimento dos trabalhos ao longo da semana e, em cada domingo, serão dinamizadas tertúlias que permitirão abordar os contextos e os processos criativos.

O mural será colocado no exterior do Altice Forum Braga, do lado do parque de estacionamento, sendo inaugurado no último dia da Feira do Livro e oferecido à cidade de Braga.

Leia Também: Feira do Livro do Porto com 124 pavilhões e 78 entidades participantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório