Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Tiago Bettencourt com Orquestra Clássica do Centro e Cordis em Coimbra

Um concerto de Tiago Bettencourt com a Orquestra Clássica do Centro e o grupo Cordis vai assinalar este ano o Dia da Cidade de Coimbra, que se comemora em 4 de julho, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Tiago Bettencourt com Orquestra Clássica do Centro e Cordis em Coimbra
Notícias ao Minuto

23:11 - 22/06/21 por Lusa

Cultura Tiago Bettencourt

O Dia da Cidade de Coimbra vai ficar "marcado por um concerto inédito" de Tiago Bettencourt, "um dos mais conceituados artistas nacionais", que vai juntar num espetáculo a Orquestra Clássica do Centro (OCC) e o Cordis, "dois dos mais emblemáticos projetos musicais de Coimbra", refere a Câmara, numa nota hoje divulgada.

Promovido pelo município, o espetáculo, no grande auditório do Convento São Francisco, faz parte da programação das Festas da Cidade 2021, que vão realizar-se, entre 1 e 11 de julho, no "rigoroso cumprimento das orientações da Direção Geral da Saúde [DGS], tal como já aconteceu no ano passado", em que "a autarquia foi pioneira na retoma de eventos culturais ao ar livre", lê-se na nota.

Apesar de gratuito, o acesso aos concertos das Festas da Cidade implica o levantamento prévio de bilhetes (através da 'Ticketline' ou da bilheteira do Convento São Francisco) "por forma a cumprir com a lotação possível" e com outras regras impostas pela legislação em vigor, indica a autarquia.

Tiago Bettencourt, "autor de várias composições de referência da nova música portuguesa, foi há mais de dez anos que embarcou naquela que seria a sua primeira aventura em estúdio, com os Toranja, marcando para sempre o panorama musical português", lembra a Câmara de Coimbra.

Em 2006, partiu para o Canadá e, tendo como banda de apoio os Mantha, gravou o álbum "Jardim" com produção de Howard Bilerman (Produtor de "Funeral" dos Arcade Fire), editado em 2007.

Além de multi-instrumentista, Tiago Bettencourt é também produtor, tendo sido responsável pela produção de discos de Miúda, Katia Guerreiro, Raquel Tavares e Cláudia Pascoal.

"A sua contribuição à música portuguesa é e sempre será pautada pelo bom gosto, discernimento e um respeito infinito pela sua língua, mesmo sabendo que isso sempre limitou as suas hipóteses de internacionalização", sustenta a Câmara de Coimbra.

Além deste concerto de Tiago Bettencourt com a OCC e Cordis, o cartaz das Festas de Coimbra, cujo programa ainda não foi todo divulgado, inclui, entre outras iniciativas, espetáculos da Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato, no dia 1 de julho, Richie Campbell (2 de julho), Linda Martini (7 de julho) e banda do filme Variações (08 de julho), todos no Jardim da Sereia, na Alta da cidade.

O Dia da Cidade é celebrado em 4 de julho em honra de Isabel de Aragão, Rainha Santa e padroeira de Coimbra.

Leia Também: Cineasta colombiano Camilo Restrepo em foco no festival IndieLisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório