Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Pianista russo atua no Festival Internacional de Piano de Oeiras

O pianista russo Nicolai Lugansky encerra a edição deste ano do Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO), que regressa, entre 27 de junho e 01 de agosto, ao formato presencial, depois de uma edição totalmente 'online' em 2020.

Pianista russo atua no Festival Internacional de Piano de Oeiras

Shutterstock 

Notícias ao Minuto

18:10 - 22/06/21 por Lusa

Cultura Pianista

De acordo com a organização do FIPO, num comunicado hoje divulgado, o festival "regressa ao palco do Auditório Ruy Carvalho, em Carnaxide [concelho de Oeiras], com seis conceituados pianistas internacionais e com público, depois de uma edição totalmente 'online' em 2020, devido à pandemia da covid-19".

"O festival arranca no dia 27 de junho com o recital da diretora artística Teresa Palma Pereira, e termina no dia 01 de agosto com um dos mais reputados pianistas mundiais, Nicolai Lugansky", lê-se no comunicado.

O cartaz da edição deste ano inclui ainda atuações dos pianistas Grigory Gruzman (Rússia), Jan Michiels (Bélgica), Angela Cheng (Canadá) e Suzana Bartal (Roménia/França).

O técnico de som português José Fortes será a personalidade homenageada nesta edição. Em edições anteriores foram distinguidos o músico Mário de Carvalho, o pianista Jorge Moyano e o maestro José Atalaya.

O festival inclui ainda 'masterclasses' dirigidas a jovens pianistas, portugueses e estrangeiros, "e irá distinguir, entre eles, o melhor executante numa obra contemporânea dos séculos XX ou XXI, sucedendo ao prémio Beethoven atribuído em 2020".

A iniciativa, da Academia de Flor de Murta e da Câmara Municipal de Oeiras, tem entrada gratuita, mediante reserva.

As reservas de bilhetes para os recitais podem ser feitas no site oficial do festival, em www.fipoeiras.com.

Quem não puder ou não conseguir acompanhar os recitais ao vivo, pode fazê-lo 'online', visto que esses serão transmitidos através das páginas oficias da Câmara Municipal de Oeiras e do FIPO na rede social Facebook.

Os espetáculos acontecem todos os domingos, entre 27 de junho e 01 de agosto, sempre às 18:00.

Leia Também: Pianista Alfred Brendel regressa aos palcos em Almada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório