Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Festival de Teatro Clássico recupera "o século de ouro" da cultura lusa

Leituras encenadas de excertos de peças de teatro português do século XVI e tertúlias preenchem a programação do Festival de Teatro Clássico Português, que vai decorrer em Lisboa, de 21 a 25 de junho, anunciou hoje a organização.

Festival de Teatro Clássico recupera "o século de ouro" da cultura lusa
Notícias ao Minuto

23:30 - 17/06/21 por Lusa

Cultura Teatro

Celebrar o teatro quinhentista dando corpo e voz a um património que merece ser estudado, preservado e representado, é um dos objetivos do certame, dirigido pela investigadora da Universidade de Lisboa e diretora artística do Teatro Maizum Silvina Pereira.

O festival vai decorrer nas páginas do Facebook desta companhia e no Palácio de Fronteira.

O programa contempla cinco tertúlias e leituras encenadas de excertos de quinze textos criados por dramaturgos conhecidos e anónimos do século XVI, aquele que é, segundo Silvina Pereira, "o século de ouro" da cultura e do teatro em Portugal.

"Comédia dos Vilhalpandos", de Sá de Miranda, "O Cioso" de António Ferreira, "Auto de Ave Maria", de António Prestes, as comédias "Eufrosina", "Ulysippo" e "Aulegrafia", de Jorge Ferreira de Vasconcelos, e a comédia "D'El-rei Seleuco", de Luís de Camões, estão entre os textos que serão lidos durante o festival.

Valorizar a potencialidade cénica dos textos quinhentistas é outros dos objetivos.

Na tarde de 25 de junho, a programação do festival contempla a realização das primeiras Jornadas de Teatro Clássico Português, com a participação de especialistas portugueses e brasileiros.

Na interpretação dos textos vão estar Ana Sofia Santos, Diogo Andrade, Erica Rodrigues, Guilherme Barroso, Isabel Fernandes, João Ferrador, Júlio Martin, Manuel Vieira, Mário Abel, Margarida Rosa Rodrigues, Marta Kaufmann, Miguel Vasques, Nylon Princeso, Paulo Lajes, Silvina Pereira, Susana Sá e Tiago de Almeida.

O escritor Fernando Dacosta, as atrizes Marta Kaufmann e Margarida Rosa Rodrigues, assim como o atore Paulo Lajes contam-se entre os participantes nas tertúlias.

Leia Também: Próximo filme de Emily Watson chama-se 'Fado!' e vai ser rodado em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório