Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Teatro Nacional São João exibe obras 'Castro' e 'Achadiço' no Luxemburgo

O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai exibir no Luxemburgo, a partir de sexta-feira, 'Castro' e 'Achadiço', duas produções próprias com encenação do diretor artístico, Nuno Cardoso, foi hoje anunciado.

Teatro Nacional São João exibe obras 'Castro' e 'Achadiço' no Luxemburgo
Notícias ao Minuto

21:44 - 17/06/21 por Lusa

Cultura Teatro

"A digressão dos espetáculos do São João no Luxemburgo inicia-se já esta sexta-feira, com 'Castro', do poeta António Ferreira, produção que assinalou o arranque da programação do Centenário do edifício-sede da Instituição. No dia seguinte [sábado], Nuno Cardoso leva à cena 'Achadiço', um espetáculo concebido especialmente para Cabo Verde, onde se estreou, em 2019, na 25ª edição do Mindelact, o maior evento de artes cénicas da África Ocidental", refere o TNSJ, em comunicado.

O TNSJ, situado no Porto, acrescenta que "a programação fora de portas prossegue o seu caminho" no Théâtre National du Luxembourg, "depois de passagens por cidades portuguesas e por Cabo Verde".

"'Castro' parte da obra homónima do poeta António Ferreira, uma tragédia renascentista que relata o drama histórico (ou lendário) do amor de D. Pedro e Inês de Castro, expondo questões como o desejo e o poder, o vício e o caos, ou a impunidade e a prepotência, como cegueira que 'escurece daquela luz antiga o claro raio'", explica o teatro.

Nesta encenação, segundo o TNSJ, "Nuno Cardoso assinalou a sua primeira incursão na dramaturgia portuguesa".

"Sendo um símbolo da estratégia de descentralização do São João -- recorde-se que o espetáculo se estreou no Teatro Aveirense --, 'Castro' foi também a primeira produção a reunir o elenco 'quase' residente da Casa, composto por Afonso Santos, Joana Carvalho, João Melo, Maria Leite, Mário Santos e Rodrigo Santos, a que se juntaram Pedro Frias e Margarida Carvalho", lê-se no comunicado.

O espetáculo pode ser visto na sexta-feira e no sábado às 20:00, e os bilhetes custam 20 euros.

Já a obra 'Achadiço' é um solo do diretor artístico do São João que combina características de conferência, 'performance' e aula autobiográfica sobre teatro e dramaturgia.

"Tomando como matéria referencial, quer a vila onde nasceu e cresceu, quer a sua experiência ao longo dos anos como ator e encenador, Nuno Cardoso apresenta, assim, uma narrativa improvisada, jogada entre a memória e a ficção, entre o real e a fábula com a qual o intérprete ensaia um retrato possível", conta o TNSJ.

'Achadiço' sobe ao palco do Théâtre National du Luxembourg no sábado, às 15:00, e a entrada é gratuita.

O Teatro Nacional São João é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória.

O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.

Leia Também: Saxofonista Peter Brötzmann na abertura do Jazz em Agosto da Gulbenkian

Recomendados para si

;
Campo obrigatório