Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Instituto Moreira Salles revela gravações inéditas de João Gilberto

Uma série de canções do músico brasileiro João Gilberto, entre as quais cerca de 20 inéditas, foram disponibilizadas 'online' pelo Instituto Moreira Salles, no Brasil, para assinalar o 90.º aniversário de um dos fundadores da Bossa Nova.

Instituto Moreira Salles revela gravações inéditas de João Gilberto
Notícias ao Minuto

18:37 - 09/06/21 por Lusa

Cultura Música

As canções, que podem ser escutadas na página oficial do Instituto Moreira Salles, foram interpretadas e gravadas em 1959 e 1960, no começo da carreira de João Giberto, em tertúlias em casa de um amigo, o jurista, músico e cronista Carlos Coqueijo Costa, em São Salvador.

"João ficou à vontade para interpretar canções que já eram do seu repertório, outras que ainda incluiria em discos e 13 que jamais viria a gravar. Estas últimas são classificadas aqui como inéditas", afirma, sobre a sessão de setembro de 1959, o Instituto Moreira Salles, cuja direção artística é do curador português João Fernandes.

Às gravações desta sessão em casa de Carlos Coqueijo Costa, com um total de 25 canções, juntam-se as de uma segunda sessão, realizada em novembro de 1960, com mais 11 canções, das quais seis "nunca entraram na discografia" de João Gilberto, esclarece o instituto.

É a primeira vez que estas gravações são tornadas públicas, porque a viúva de Carlos Coqueijo Costa as passou para cassetes, que, por sua vez, foram digitalizadas e cedidas pela investigadora Edinha Diniz à Rádio Batuta, a rádio 'online' daquele instituto cultural brasileiro.

"João Gilberto interpretou na casa do amigo Carlos Coqueijo, em Salvador, músicas que se tornariam inesquecíveis na sua voz, mas que ele ainda não gravara em disco. São os casos de 'Saudade da Bahia' e 'O samba da minha terra'", exemplifica o instituto.

Na Rádio Batuta é possível ouvir, por exemplo, uma interpretação de 'Doralice' apenas com o assobio afinado de João Gilberto, ou uma versão de 'Cheek to cheek', com Astrid Gilberto, além de 'O samba da minha terra', 'Manhã de Carnaval' e 'Eu sei que vou te amar'.

A contagem no 'site' soma 36 gravações, das quais 19 são inéditas, todas disponibilizadas com autorização dos herdeiros de João Gilberto, mediante a condição de não serem comercializadas.

Aos registos feitos em setembro de 1959 e em novembro de 1960, em casa de Carlos Coqueijo Costa, junta-se ainda uma atuação de João Gilberto e Vinicius de Moraes, gravada em outubro de 1960, em São Salvador, na Associação Atlética da Bahia.

A divulgação destas gravações serve para recordar João Gilberto, quando se assinalam os 90 anos do seu nascimento, a 10 de junho de 1932.

João Gilberto, que morreu a 06 de julho de 2019, é considerado um dos fundadores da Bossa Nova, um estilo musical derivado do samba e com influências do jazz, juntamente com António Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e outros jovens cantores e compositores da classe média do Rio de Janeiro.

'Chega de Saudade', o primeiro álbum de João Gilberto, foi lançado em março de 1959 e é considerado por muitos o marco inicial da Bossa Nova, abrindo caminho para um novo estilo, fazendo uso apenas da voz e do violão.

Leia Também: Culturgest em Lisboa leva teatro, música e cinema para novos espaços

Recomendados para si

;
Campo obrigatório