Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Festival de teatro para a infância e a juventude com peças em Famalicão

O concelho de Famalicão acolhe, a partir de terça-feira, a 4.ª edição do 'Porquê? - Teatro para a Infância e Juventude', que até domingo vai andar de palco em palco, em diferentes freguesias, foi hoje anunciado.

Festival de teatro para a infância e a juventude com peças em Famalicão
Notícias ao Minuto

23:12 - 31/05/21 por Lusa

Cultura Festival de teatro

Em comunicado, a Fértil Cultural, que responde pela organização, refere que 'Porquê?' é mais um espaço de divulgação, educação, fruição e reflexão do que um festival em si mesmo.

O evento, acrescenta, é dirigido sobretudo às faixas etárias que se situam nas cronologias da denominada fase de crescimento, mas sem excluir "as crianças crescidas", ou seja, os adultos.

Freguesias como Louro, Ribeirão, Gondifelos e Cavalões vão acolher seis espetáculos que se destinam aos públicos escolar (segunda, terça e sexta) e familiar (quarta-feira, sábado e domingo).

Da programação do festival constam companhias provenientes de diferentes pontos do país, como a Companhia Lua Cheia, de Lisboa, que apresenta o espetáculo 'Pequenas Fábulas de La Fontaine', ou o grupo Teatro e Marionetas de Mandrágora, de Gondomar, que será portador da peça "O Meu Avô Sabe Voar".

Ao palco, subirão também a Trupe Fandanga, do Porto, que terá a seu cargo 'QUBIM', a Chão de Oliva, de Sintra, com 'O Segredo do Rio', e a Companhia Red Cloud Teatro de Marionetas, de Aveiro, com o trabalho 'Isto Aconteceu de Repente. Distorção'.

Há ainda o espetáculo de Joana Providência/ACE - Teatro do Bolhão, do Porto, com 'Poemas do Pé para a Mão'.

Paralelamente à programação de palco, a Fértil Cultural, nesta 4ª edição do 'Porquê?', dedica também importância ao tema da Inclusão Social nos Processos de Criação e Programação.

Há, por isso, um naipe de convidados que trabalham com e/ou no meio artístico, como são os casos de Maria Vlachou (diretora executiva da Associação Acesso Cultura), Flávio Hamilton (ator), Madalena Wallenstein (programadora e coordenadora da Fábrica das Artes do Centro Cultural de Belém, em Lisboa), aos quais se juntará um elemento da comunidade cigana de Famalicão, para uma conversa com o público cujo mote temático será 'Porquê o teatro para a infância e juventude?'.

O festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, através do pelouro da Cultura.

Leia Também: Tragédia de Shakespeare contada a crianças no teatro Lu.Ca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório