Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Desenhos recentes de Gonçalo Pena em exposição em Serralves

Uma exposição com um conjunto recente de desenhos de Gonçalo Pena, inspirados em temas sociais, filosóficos e históricos da cultura portuguesa, sob o título 'Barber Shop', é inaugurada na terça-feira, na Galeria do Museu de Serralves, no Porto.

Desenhos recentes de Gonçalo Pena em exposição em Serralves
Notícias ao Minuto

17:47 - 31/05/21 por Lusa

Cultura Porto

A mostra, com desenhos, a lápis de cor, grafite e tinta da China, é comissariada por João Maria Gusmão e ficará patente até 10 de outubro naquele espaço museológico.

"Se nos visitarem no verão é certo que verão: porcos bísaros e chouriças, um cavalheiro em gestação, as barbas persas do diabo, focas cujos óculos não focam, a língua áspera da lua, um génio do cigarro e não da lâmpada, o vento meteórico dos indígenas das índias, o crescente fértil, a ponta venérea da flecha de cupido, a rainha branca e o rei do gelo", enumera o curador num texto sobre a exposição.

Um tigre a dormir, "[...] uma vitamina chamada aspirina, um enfermo dois enfermos três enfermos e uma enfermeira, vários estilos de alopecia e perucas e bigodaças façanhudas, um rato-queijo, um gelado mal-disposto, agora sim, um génio da lâmpada lamparina, chapéus em forma de tetina, uma lista de génios germânicos e de fidalgos sábios franceses", foram também inspiração para o artista neste conjunto de obras em desenho, segundo o mesmo texto.

Por ocasião da exposição foi lançado um livro com o mesmo título, editado por João Maria Gusmão, que é o terceiro volume dedicado ao artista, e que contém ensaios e ficções criados por Gabriel Abrantes, Alexandre Estrela e Pedro Paiva, com introdução do diretor do Museu de Serralves, Philippe Vergne.

Nascido em 1967, Gonçalo Pena tem vindo a criar, desde o início dos anos 1990, uma vasta coleção de desenhos com referências cruzadas em torno da figura humana, desde a religião, história, mitologia que liga à filosofia, política e assuntos sociais.

Em 2020, o artista apresentou em Lisboa, na Galeria Zé dos Bois, com curadoria de João Maria Gusmão e Natxo Checa, uma exposição de pintura, intitulada 'Metafísica' com trabalhos inéditos, e em 2012, na mesma galeria, 'Atol', também de pintura.

Leia Também: Exposição de artistas portuguesas celebra presença feminina na Arte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório